Ir para o conteúdo

UFOP cria política de concessão e gestão de Bolsas de Desenvolvimento Institucional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Foi publicada no Boletim Administrativo desta sexta (22) a Resolução Cuni nº 2169, que estabelece a política de concessão e gestão de Bolsas de Desenvolvimento Institucional (BDI). O objetivo de sua criação foi a "necessidade de tornar mais transparente a concessão e o acesso à bolsa, padronizar valores e carga horária, além de estabelecer um vínculo com o Plano de Desenvolvimento institucional (PDI) da UFOP", explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Eleonardo Pereira.
 
As BDIs têm como objetivo proporcionar aos estudantes uma oportunidade de experiência e aprendizagem social, profissional e cultural, permitindo sua participação em situações reais de vida e trabalho. Com essas bolsas, estudantes da UFOP podem vivenciar um pouco do mercado de trabalho dentro da própria Universidade, trabalhando em eventos e setores administrativos, por exemplo.
 
Até a publicação da resolução, cada setor solicitava as bolsas à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad), que fazia a concessão de acordo com a disponibilidade de recursos. A partir de agora, o processo de levantamento e atendimento à demanda se dará por meio de edital. As bolsas terão vigência mínima de três e máxima de doze meses, de acordo com a disponibilidade orçamentária da UFOP.
 
O pró-reitor afirma que, para conseguir o orçamento para contratação de bolsistas, "as demandas devem estar necessariamente vinculadas aos Objetivos Estratégicos, Objetivos Específicos e Ações do PDI da UFOP. Além disso, o número de bolsas deverá ser limitado ao teto orçamentário destinado para a ação".
 
O primeiro edital está previsto para o início do semestre 2019/1. Devem participar as pró-reitorias, setores administrativos e unidades acadêmicas que demandarem novas bolsas ou aqueles que já estão dentro do prazo para renovação das bolsas vigentes. Aqueles que não têm prazo de renovação devem participar do edital do próximo semestre. O calendário dos editais será definido pela Proplad de acordo com a demanda. 
 
ROTINA – Vai mudar também a rotina dos bolsistas. Agora são apenas duas categorias de bolsa: R$ 300 (15 horas semanais) e R$ 400 (20 horas semanais). Aqueles que recebem valores diferentes continuarão a receber integralmente no período de vigência da bolsa atual. No entanto, com a aprovação em edital da Proplad, o setor deverá ofertar a bolsa com valor dentro do novo padrão.
 
A política traz ainda regras para a seleção dos bolsistas, exigindo publicação de edital, avaliação de desempenho acadêmico e entrevista, além de ampla divulgação do resultado. O acompanhamento do estudante também será diferente, inclusive com preenchimento de relatório de atividades.
 
Os modelos dos documentos serão divulgados pela Proplad, juntamente com o edital.

Veja também

27 Novembro 2024

Dentro da programação de celebração de seus 43 anos, o Instituto de Filosofia, Arte e Cultura (Ifac) da UFOP recebe...

Leia mais

26 Novembro 2024

Em reunião realizada na segunda-feira (26), os conselheiros definiram os nomes que irão compor a lista a ser enviada ao...

Leia mais

25 Novembro 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi recentemente integrada à United Nations Academic Impact (Unai), uma rede de instituições...

Leia mais

22 Novembro 2024

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Ouro Preto celebra na próxima semana o 55º aniversário da Instituição. A solenidade,...

Leia mais