Ir para o conteúdo

UFOP está entre as Instituições mais bem avaliadas no Brasil no Índice Geral de Cursos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thiago Barcelos
Lado a lado, estudantes caminham pelo Campus Morro do Cruzeiro.
O resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na útima terça-feira (2), trouxe boas notícias para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ao manter seu conceito 4 (em 5), a UFOP se destaca entre melhores na educação superior em nível nacional, regional e no contexto de Minas Gerais.
 
No Brasil, foram avaliadas 2,22 mil Instituições de Ensino Superior, entre públicas e privadas,  ficando a UFOP na 74ª posição, mostrando uma "forte projeção de nossa Universidade neste cenário", segundo avaliação do pró-reitor de Graduação, Adilson Pereira. Na Região Sudeste, "os resultados são substantivos pois, das 894 IES avaliadas, a UFOP ficou na 49ª posição", disse o pró-reitor, acrescentando que, "quando a consulta focaliza o Estado, no âmbito de 251 instituições, ocupamos a décima posição". 
 
ORÇAMENTO E PANDEMIA - A reitora Cláudia Marliére comemorou o resultado como uma conquista significativa em meio a desafios orçamentários e própria crise gerada pela pandemia da Covid-19, ao destacar que os dados gerais mostram a relevância das Instituições Federais de Ensino Superior na educação pública brasileira. Segundo ela, no caso da UFOP, "o comprometimento e a resiliência de nossos servidores e estudantes apontam que continuamos a construir uma comunidade acadêmica forte e vibrante".
 
Marliére disse que esse resultado reflete o esforço de todas as pessoas envolvidas no processo e o "compromisso contínuo com o avanço do conhecimento e da inserção social", considerando que a UFOP se destacou, entre outros, nos quesitos assistência estudantil e programas de iniciação cietífica. "Estamos orgulhosos de fazer parte de uma instituição que contribui para o fortalecimento do ensino público e da pesquisa no país", arrematou.
 
CONTEXTO - O Pró-reitor Adilson, ao analisar os números do MEC, disse que, na Região Sudeste, das 894 instituições de ensino superior avaliadas, a maioria, representada por 533, obteve o conceito três. Segundo ele, enquanto 225 receberam a nota quatro, 90 alcançaram o conceito dois e sete ficaram sem conceito. Ele enfatizou que, "neste contexto, a UFOP se destaca entre as melhores instituições de ensino superior da região sudeste".
 
Em relação a Minas Gerais, o pró-reitor explicou que, semelhante à Região Sudeste, a maior parte, representada por 151, obteve o conceito três. Enquanto 65 receberam a nota quatro, 26 atingiram o conceito dois, e três ficaram sem conceito, o que reforça o bom desempenho da UFOP no Estado.
 
Adilson destacou também que o IGC 4 obtido pela UFOP alcançou cerca de 500 IES. Ele explicou que, de acordo com a metodologia de cálculo deste indicador, que agrupou as notas médias (sem arredondamento) no intervalo de 2,94535808716505 até 3,91367116820668, a nota da Ufop foi 3,81127183739281, "situando a Instituição na 20ª posição das IES que atingiram este conceito".
 
IFES - Entre as Federais de Ensino Superior (IFES), composta pelas Universidades Federais e Cefets, o IGC foi calculado para 65 instituições. Segundo o pró-reitor, desse total, 46 obtiveram o conceito quatro, 18, cinco e uma a nota um. Na classificação geral das públicas, então, a UFOP ficou na 46ª posição do Brasil, 8ª entre as 21 IFES da Região Sudeste e 4ª entre as 12 localizadas Minas Gerais.
 

Veja também

30 Agosto 2024

Por meio da portaria Prace nº 211, de 30 de agosto de 2024, a UFOP estabelece a Comissão de Política...

Leia mais

30 Agosto 2024

As chapas dos candidatos que concorrem aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFOP divulgaram suas cartas-programa. Os documentos trazem...

Leia mais

30 Agosto 2024

Pode se inscrever qualquer pessoa jurídica, como empresa, associação ou outro setor cujo ramo de atividades seja compatível com a...

Leia mais

30 Agosto 2024

Em setembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP será palco de diversos eventos institucionais. A programação inclui, entre...

Leia mais