Ir para o conteúdo

UFOP inaugura novos Laboratórios de Tecnologias Mecânicas e Ambientais (MTA)

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Chico Daher
A sessão solene de inauguração, na sexta (17), contou com a presença da reitora Claúdia Marliére, do vice-reitor Hermínio Arias Júnior, do diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, do chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Paulo Henrique Magalhães, da representante do Departamento de Engenharia Ambiental, Lia de Mendonça Porto, e da prefeita e do prefeito adjunto do Campus Universitário, Sandra Maria Antunes Nogueira e Edmundo Dantas Gonçalves.
 
Com uma área de 980m², os Laboratórios de Tecnologias da Escola de Minas correspondem ao primeiro bloco de três do projeto de edificação. São treze ambientes no total, com uso definido pela Escola de Minas e pelas chefias dos departamentos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica. O prédio possui aparelhos de ar-condicionado e elevadores, adaptados de acordo com as normas de acessibilidade.
 

e3b43aa5-faa2-42ae-bec1-f424f45bd4be.jpg

Chico Daher
Descerramento da placa de inauguração
 
 
A reitora Cláudia celebrou a finalização desta etapa do projeto de edificação e frisou a importância dessa conquista. "A gente luta por todas as unidades e para o crescimento institucional da UFOP”, disse, acrescentando que esse conjunto de laboratórios vai contribuir para que a UFOP eleve ainda mais o seu patamar de excelência na graduação e na pesquisa. 
 
Os laboratórios contribuem para a manutenção dos pilares da Universidade: ensino, extensão e pesquisa. A fim de usufruir do novo espaço, já existem pesquisas que serão vinculadas ao laboratório sobre temas como: desenvolvimento de tecnologias para redução de emissão de CO2 por navios de grande porte; desenvolvimento de novos materiais utilizados pelas indústrias; tecnologias ambientais com aplicação de abelhas; processos fermentativos. 
 
Para o diretor da Escola de Minas, Issamu Endo, este é "um momento muito importante para todos nós. Conseguimos restaurar um sonho, um sonho de construir um laboratório, construir conhecimento, transmitir conhecimento", avalia. 
 
A professora do Departamento de Engenharia Ambiental e uma das coordenadoras do laboratório, Lia de Mendonça Porto, afirma que os laboratórios são esperados há bastante tempo e a inauguração representa muito para a Universidade. "A gente está cumprindo uma demanda de necessidade dos alunos e professores para fazer pesquisa, ensino e extensão de uma forma sistematizada", destaca.
 
O professor e chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Paulo Henrique Magalhães, ressalta que os laboratórios contribuem para a inovação nas áreas de Mecânica e Ambiental e para o desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente. 

Veja também

23 Abril 2024

Em reunião realizada na manhã desta terça (23), o Conselho Universitário (Cuni) da UFOP votou pela suspensão dos calendários acadêmicos...

Leia mais

22 Abril 2024

Acompanhe a 372ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Cuni), nesta terça-feira (23), às 8h30.

Leia mais

21 Abril 2024

É com profundo pesar que a comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto recebe a notícia do falecimento do professor...

Leia mais

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais