A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi recentemente integrada à United Nations Academic Impact (Unai), uma rede de instituições mundial que, sob a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU), reitera o compromisso de seus membros com os valores humanistas estabelecidos na Carta das Nações Unidas.
A integração da UFOP se deu a partir de uma chamada publicada pela ONU em julho deste ano. O edital tinha o objetivo de selecionar instituições de todo o mundo interessadas em atuar como Hub dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Coordenadoria de Governança e Processos Organizacionais (CGPO), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), foi o setor responsável pela inscrição no processo, contando com o apoio do Departamento de Engenharia de Produção (Depro). Na semana passada, a UFOP recebeu o certificado de membro da Unai.
Segundo o Coordenador de Governança e Processos Organizacionais, Renato Fernandes Ferreira, essa inserção amplia a capacidade da UFOP de colaborar em redes globais, promovendo iniciativas conjuntas que reforçam o papel da academia na construção de um futuro sustentável. Permite também o compartilhamento das boas práticas aqui realizadas e o aprendizado a partir das experiências de outras instituições, o que fortalece o impacto da Universidade no contexto local e global.
Eleonardo Lucas Pereira, Pró-Reitor de Planejamento e Administração, comenta que "isso é gratificante e demonstra, sobretudo, o envolvimento institucional na ampliação dos processos de governança e sustentabilidade, visto que nos últimos anos a Universidade tem investido em ações acadêmicas e administrativas para a promoção dos ODS". Ele destaca também que os exemplos mais recentes de ações concretas são a instalação das placas fotovoltaicas, a substituição da iluminação externa de todos os campi por lâmpadas de LED e a conquista de recursos para a construção da ETE - Estação de Tratamento de Esgotos, que está em fase de projeto.
Os novos Hubs iniciarão o mandato de três anos em janeiro de 2025 e atuarão, portanto, num período crítico para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Seu principal objetivo será mobilizar ações coletivas estratégicas de alunos, professores e funcionários nas áreas de ensino, pesquisa, operações, envolvimento comunitário e parcerias para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre as principais atividades dos Hubs dos ODS, estão a promoção de parcerias e campanhas de conscientização sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a organização de iniciativas de pesquisa, incluindo estudos em colaboração com outros membros da rede global da Unai, a realização de eventos e sessões de treinamento, e o fomento de conexões com membros locais, regionais e globais da Unai para impulsionar o progresso em direção aos ODS.
Para a professora do Depro Bruna Flausino, esse é um importante passo na busca da Universidade por construir uma posição sólida na luta pela sustentabilidade e destacar suas ações, melhorias e aprendizados nesse sentido. "É uma janela para promover sua responsabilidade socioambiental", enfatiza.