Ir para o conteúdo

UFOP realiza obras de acessibilidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
A UFOP aproveitou o período de férias para iniciar as obras de acessibilidade em Ouro Preto, no Campus Morro do Cruzeiro, e em João Monlevade, no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA). Desde a segunda semana de janeiro, as calçadas e pisos danificados dos dois campi começaram a ser reformados.

Segundo o chefe da Divisão de Projetos da Prefeitura do Campus Universitário (Precam), Edmundo Dantas Gonçalves, foram priorizadas para as férias as reformas nas áreas de maior movimentação no decorrer do semestre letivo, como as rampas de acesso ao Restaurante Universitário. "As obras tem prazo para término em junho. Priorizamos determinados espaços, sempre em frentes de trabalho bem divididas, tomando o cuidado para nunca lotear os dois lados da rua", explicou.

Já no ICEA, a concentração das obras está nos pátios de acesso aos blocos de salas de aula e laboratórios. "A maior preocupação é garantir e ordenar o trânsito dos alunos", explica o vice-diretor do ICEA, Carlos Henrique Nogueira de Resende Barbosa.

Estão sendo instalados ainda, nos dois campi, orientadores podotáteis, que são faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais. Essa obra faz parte do projeto de acessibilidade geral, que inclui também a instalação de mapas em braile nas entradas dos departamentos universitários. A reforma faz parte da segunda etapa de adaptação do espaço físico da UFOP para atender às necessidades de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida. A primeira etapa, realizada no início de 2017, foi a construção das passagens elevadas para cadeirantes. Juntas, as obras totalizam R$ 584.265,22.

As reformas seguem a orientação do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que estabelece as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade em construções privadas e públicas. De acordo com o texto, todas as construções, reformas ou ampliações de edificações existentes devem seguir as normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), neste caso, a NBR 9050.

MARIANA - campus do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana, recebeu algumas reformas em 2018 para atender a demanda de um aluno com necessidades especiais. Porém, de acordo com Edmundo Gonçalves, elas não foram suficientes. "Existe o projeto de reforma que, além de garantir acessibilidade, liberdade e segurança de locomoção aos alunos, diminui os riscos de incêndio. Já temos aprovação interna e empresa cotada para a reforma, no entanto, falta ainda a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Corpo de Bombeiros", completou. A aprovação deve acontecer até o final de março, mas, para o início da execução, será necessária ainda aprovação orçamentária.

No Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), serão realizadas pequenas intervenções internas, como a instalação de pisos podotáteis, corrimãos e rampas. O projeto já foi aprovado e a empresa cotada é a mesma do ICHS. Contudo, não há prazo estabelecido para execução.

Veja também

27 Março 2024

A Administração Central da Universidade Federal de Ouro Preto, diante da greve dos servidores técnico-administrativos, vem, mais uma vez, reconhecer...

Leia mais

25 Março 2024

A Administração Superior envia ofício a todas as unidades acadêmicas e departamentos com informações acerca dos procedimentos que devem ser...

Leia mais

25 Março 2024

um_passo_a_mais_2024-1_-_destaque.png Com o início do semestre letivo 2024/1, enfatizamos o começo de um novo período acadêmico e ainda um marco...

Leia mais

18 Março 2024

Em cerimônia realizada no Centro de Artes e Convenções na última sexta (15), a Ouvidoria Feminina da UFOP recebeu a...

Leia mais