Criado por Pedro Vieira em ter, 03/12/2024 - 09:50 | Editado por Lígia Souza há 20 horas.
copia_de_copia_de_design_sem_nome_4.png
design_sem_nome_-_2024-12-03t094541.584.png
Este ano, o grupo se comprometeu a finalizar as obras iniciadas em 2023. Andres Garces, professor de Arquitetura e Design da PUC de Valparaíso, comenta que eles tinham essa dívida com a comunidade devido às condições climáticas do ano passado. "Ocorreu uma tempestade bem forte nos últimos três dias e não conseguimos terminar, por isso decidimos voltar", explica.
Semelhantemente, neste ano, as condições climáticas estavam oscilando entre chuva e sol, o que fez com que a improvisação fosse necessária para a conclusão da obra. É o que explica o estudante chileno Rodolfo Barbosa: "Apesar de a gente ter feito o planejamento e ter preparado os materiais, a chuva deixa tudo mais difícil".
Além de ser uma experiência que possibilita o intercâmbio cultural entre os alunos, a partir dessa prática, os envolvidos puderam desenvolver atividades que vão além das oficinas e salas de aula, como comentam Lorna Sagnard e Axel Bouvier, respectivamente, da École Nationale Supérieure d'Architecture de Marseille, da França, e da Escola Politécnica Federal de Lausana, da Suíça.
O projeto teve, ainda, a participação voluntária de crianças da comunidade. Também professor de Arquitetura e Design da PUC de Valparaíso, Mauricio Vegas explica que "As crianças estão envolvidas, principalmente, na criação do mural a partir dos seus sentimentos e de como veem seu bairro".
A inauguração do espaço ocorreu em 24 de novembro e contou com apresentações artísticas.