Ir para o conteúdo

Diretoria de Relações Internacionais recepciona estudantes intercambistas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

Em função do retorno de 100% das atividades presenciais na UFOP, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) recebeu nos últimos dias os estudantes de intercâmbio que iniciaram os cursos remotamente em 2021 e os que vão iniciar o semestre em 2022. São 31 estudantes de 14 países: Benim, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Holanda, Honduras, México, Moçambique, Nigéria, Venezuela e Turquia.

Durante a semana, a DRI organizou eventos para recepcionar os intercambistas. Uma reunião online com os alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que contou com a participação de representantes do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Prograd, e outras duas reuniões de boas-vindas com estudantes da pós-graduação do campus Morro do Cruzeiro. A proposta foi apresentar a UFOP, orientar sobre a vida acadêmica e a estadia no Brasil. Além dos alunos, os encontros contaram com a presença da equipe da DRI e dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação.

Atualmente a UFOP conta com 84 estudantes internacionais, de 29 países diferentes, desenvolvendo atividades de graduação ou pós-graduação em 43 cursos/programas.

PARCERIAS: Além dos processos seletivos regulares, a UFOP tem recebido estudantes por meio de parcerias como o PEC-G, para estudantes de graduação; o Programa de Alianças para Educação e Capacitação (PAEC); o Programa de Formação de Professores de Ensino Superior de Países Africanos (ProAfri), em parceria com a Odebrecht Engenharia e Construção S.A (OEC) e com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) para estudantes da pós-graduação; e os programas de pós da Living Lab Biobased Brazil, da Holanda, e FARA/TecFund, da Nigéria.

Os cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia e Medicina recebem alunos do PEC-G e os programas de pós-graduação contemplam as áreas de Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Farmacêuticas, Direito, Ecologia de Biomas Tropicais, Educação Matemática, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Evolução Crustal e Recursos Naturais, Filosofia, Geotecnia, História e Química.

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais