A professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio (PPGTURPATRI) da UFOP, Alissandra Nazareth de Carvalho, representou a Universidade em uma visita técnica no México, nos estados de Yucatán e Quintana Roo, junto ao aluno do PPGTURPATRI, AnthonyThurner, dentre outros professores da Rede da Cátedra da Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas. O objetivo da visita foi firmar convênios de mobilidade acadêmica e fomentar ações da cátedra, que incluem projetos de cooperação internacional e intercâmbio de experiências profissionais e acadêmicas.
Na ocasião, foram visitados centros, institutos, universidades e órgãos mexicanos, entre eles o Centro de Investigación Científica de Yucatán (CICY), a Universidad Modelo em Mérida, a Universidad Anáhuac, o Instituto del Emprendedor de Yucatán e a Universidad Autónoma de Yucatán (UADY).
As atividades são parte dos objetivos do projeto Análise da Governança Multinível e do Desenvolvimento Sustentável em Cidades Criativas da Gastronomia pela Unesco, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), coordenado pelo professor colaborador do PPGTURPATRI e também professor da Universidade Federal de Viçosa, Magnus Luiz Emmendoerfer.
Alissandra comenta que foi uma experiência produtiva e reveladora das similaridades entre o México e o Brasil, em questões como simbologia, ancestralidade e narrativas, que podem servir para estreitar a colaboração entre os países. "A gente também amplia a nossa rede de contatos e isso nos permite participar de bancas, aulas nos programas de pós-graduação, elaborar projetos de acordo de cooperação em conjunto, mobilidade acadêmica de docentes e discentes, participação em cursos de verão. Então abre muito as possibilidades, o nosso campo de atuação e a nossa mente também", complementa Alissandra.