Ir para o conteúdo

Professora de universidade polonesa visita a UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Samuel Almeida
A UFOP recebeu a professora Bernardeta Dębska, da Rzeszów University of Technology (RUT), universidade polonesa com a qual possui convênio de cooperação acadêmica por meio do programa Erasmus+. A visita teve como objetivo discutir pesquisas realizadas entre a UFOP e a RUT e um plano de ação visando atividades futuras.
 
Bernardeta é pesquisadora e professora do Departamento de Construção Civil (Building Engineering) da RUT, onde ministra aulas relacionadas a materiais de construção, ciência dos materiais, construção geral, entre outros. Suas pesquisas envolvem estudos teóricos e experimentais sobre materiais de construção existentes e novos, argamassas e concretos feitos com polímeros modificados com resíduos plásticos, além de modelagem estatística na ciência dos materiais de construção.
 
A professora Bernardeta Dębska ministrou na Escola de Minas uma palestra sobre classificações, definições, propriedades e aplicações de compostos poliméricos similares ao concreto. Ela explicou que a adição de "modificadores" pode alterar positivamente as propriedades desse tipo de composto, dando como exemplo o uso de resíduos em vez de resina em argamassas. Essa mudança traz benefícios ecológicos e econômicos, uma vez que diminui a emissão de dióxido de carbono e a resina é o componente mais caro da argamassa. Entre as melhorias que podem ser obtidas com essas misturas, destacam-se maior resistência mecânica e química, adesão a outros materiais e até baixa absorção de água.
 
 

bernardeta-guilherme.jpg

Samuel Almeida
Bernardeta Dębska e Guilherme Brigolini promovem pesquisas em conjunto desde 2019
 
Quem esteve junto de Bernardeta foi o professor Guilherme Brigolini, do Departamento de Engenharia Civil da UFOP, que já visitou a RUT, também pelo Erasmus+. Na época, ele ministrou a palestra "Cimentos sustentáveis aplicados à Construção Civil" para a turma de Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da universidade polonesa.
 
PESQUISAS - Ambos os professores têm trabalhado juntos desde 2019 para desenvolver pesquisas visando alcançar propriedades previamente desejadas a partir de alterações em compostos de resina. Desde então, três artigos foram publicados em revistas científicas de renome, como a Materials, do MDPI, e a Construction and Building Materials, da Elsevier. 
Desde 2020, os professores investigam sistemas de pisos à base de resinas sintéticas geradas a partir de resíduos
 
"A visita à UFOP proporcionou a oportunidade de conhecer o laboratório e a base de equipamentos, conhecer a equipe de pesquisa e discutir os rumos de uma futura cooperação", afirmou Bernardeta.
 

 

Veja também

24 Abril 2024

O Ministério de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (Mext) do Japão disponibiliza bolsas de estudo para alunos brasileiros de...

Leia mais

10 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto vai receber entre maio e julho deste ano, estudantes da ISEN Yncréa Ouest, da...

Leia mais

13 Março 2024

Anna Tulie Araújo foi selecionada para integrar a delegação brasileira que participa da 68ª edição anual da Commission on the...

Leia mais

8 Março 2024

Está aberto o edital para seleção de candidatos ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para o segundo semestre de 2024...

Leia mais