skip to content

UFOP assina primeiro acordo de cooperação com universidade chinesa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
VooV Meeting
Um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade de Geociências de Hebei (河北地质大学 - Hebei Geo University - HGU), o primeiro entre a UFOP e uma instituição chinesa, foi assinado na noite de terça (18) em cerimônia virtual. O acordo possibilita a mobilidade de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos de ambas as instituições, bem como a realização conjunta de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
 
Na solenidade de assinatura, a reitora Cláudia Marliére apresentou a UFOP e destacou a importância do diálogo, do conhecimento e da cooperação internacional para a superação de desafios globais, ressaltando que o acordo com a Hebei Geo University é um importante passo na história da UFOP. "Acreditamos fortemente que as parcerias são essenciais para a construção de conhecimentos que impactem a sociedade".  
 
Para a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz, a parceria amplia as possibilidades de atuação da Universidade junto a um dos mais estratégicos parceiros do Brasil. Ela destaca que o acordo é um marco da cooperação internacional da UFOP. "O envolvimento da comunidade acadêmica será fundamental para que as ações se concretizem e se expandam para mais áreas da Universidade". 
 
O reitor da Hebei Geo University, Wang Fengming, após apresentar a instituição, destacou a importância da ampliação das parcerias da universidade com o Brasil. "Embora a China e o Brasil estejam distantes geograficamente, acredito que, à medida que nossa cooperação avance e se desenvolva, a amizade entre o povo da China e do Brasil se tornará cada vez mais profunda", destacou, acrescentando que a promoção do desenvolvimento de ambas as instituições será uma grande contribuição à sociedade.  
 
Os dois reitores citaram a importante contribuição da professora da Universidade Normal de Hebei e diretora chinesa do Confucius Classroom da Universidade Federal Fluminense, Qiao Jianzhen, responsável pelos primeiros contatos entre a UFOP e a HGU. Ela visitou a UFOP em 2018 e participou do seminário "A imigração chinesa no Brasil e a influência na cultura em Minas Gerais" em 2020. 
 
PARTICIPANTES - Além da reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, participaram da solenidade o vice-reitor, Hermínio Arias Nalini Júnior; a pró-Reitora de Graduação, Tânia Garbin; a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Jaqueline Pinheiro Schultz; o servidor da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) responsável por Convênios e Mobilidades, Anderson Gamarano; a vice-diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Helena Miranda Mollo; a chefe do Departamento de Letras (Delet), Rita Cristina Lima Lages; a coordenadora do Programa de Português como Língua Estrangeira, Anelise Fonseca Dutra; o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), Thiago Augusto de Oliveira Silva; o chefe do Departamento de Computação e Sistemas (Decsi), Rafael Frederico Alexandre; o coordenador do curso de Sistemas de Informação, George Henrique Godim da Fonseca. Da Hebei Geo University, participaram o reitor, o vice e outros seis representantes da instituição chinesa.
 
Entre as ações iniciais do acordo estão a oferta de cursos de língua portuguesa e cultura brasileira, cursos de língua e cultura chinesa e a elaboração de uma proposta de duplo diploma para o curso de Sistemas de Informação da UFOP e o curso de Ciência da Informação e Computação da HGU. 
 
A cerimônia fez parte da programação do evento "Conference on the Reform Development and International Cooperation Promotion of Universities of Applied Science", organizado pelo Ministério do Comércio da China e pelo Governo da Província de Hebei. 
 
UNIVERSIDADE DE GEOCIÊNCIAS DE HEBEI (河北地质大学 - HEBEI GEO UNIVERSITY - HGU) - Fundada em 1953, a instituição é vinculada ao Ministério de Recursos Naturais da China e ao governo da Província de Hebei. Está localizada em Shijiazhuang, capital da província de Hebei, região norte da China. A HGU conta com aproximadamente 18 mil estudantes, 16 unidades acadêmicas, 64 cursos de graduação, 22 cursos de mestrado, além de centros de pesquisa e museus nas áreas de Engenharia, Geociências e Gestão.

Veja também

16 Setembro 2021

A Times Higher Education (THE) divulgou nesta quinta (16) o ranking 2021 das melhores universidades do mundo por área de...

Leia mais

15 Setembro 2021

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) negocia com a Educational Testing Service (ETS) a obtenção de desconto...

Leia mais

8 Setembro 2021

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) em parceria com a Reutlingen University (Alemanha) abre chamada simplificada para preencher três vagas...

Leia mais

23 Agosto 2021

A Women's Research Engineers Network (Wren), uma rede de pesquisadoras e pesquisadores da área de engenharia do Brasil e da...

Leia mais