O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Minerais (PPGECRN), Leon Dias, realizou o estudo intitulado "Análise estratigráfica das sequências riftes criogenianas portadoras de diamictitos do Grupo Macaúbas em seu setor central, região centro-norte de Minas Gerais". O sistema rifte é uma bacia sedimentar formada pela distensão, afinamento e ruptura de uma porção da crosta terrestre. O trabalho foi orientado pela professora Gláucia Nascimento Queiroga e coorientado pelos professores Maximiliano de Souza Martins e Marco Paulo de Castro.
O trabalho buscou caracterizar a evolução tectôno-sedimentar integrada do sistema rifte criogeniano, com o objetivo de reconhecer os diferentes estágios evolutivos desse sistema a partir do estudo de seu preenchimento sedimentar. Além disso, visou contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a evolução da Bacia Macaúbas, bem como para um melhor entendimento dos processos que atuaram durante a era Neoproterozóica.
A análise estratigráfica abrange o estudo das relações entre as rochas e o tempo. A partir da observação, descrição e interpretação de evidências diretas e tangíveis encontradas nas rochas, pode revelar parte da história evolutiva do planeta Terra, por exemplo o surgimento de montanhas e oceanos e mudanças na atmosfera que afetam o clima em escala global. "A metodologia utilizada constitui a base do trabalho, pois somente a partir dela foi possível construir um modelo de evolução do sistema bacinal criogeniano do Grupo Macaúbas", afirma o estudante.
A defesa da dissertação será na próxima segunda (17), às 14h, no Auditório II do Departamento de Geologia da UFOP.