Ir para o conteúdo

Aplicativo que auxilia universitários na gestão de finanças pessoais é desenvolvido por aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
Com: 
Letícia Lopes - Estagiária
O aluno do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) Guilherme Marx desenvolveu, dentro da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1, um aplicativo que auxilia estudantes universitários na organização e controle de gastos financeiros.
 
A proposta do aluno é de que o "MyGrana" seja distribuído de forma gratuita e apresente uma interface gráfica amigável, para facilitar a rotina diária do universitário. O aplicativo foi desenvolvido com a plataforma Firebase — ferramenta do Google que facilita a criação, usabilidade e implementação de aplicativos — e já está disponível para download na Play Store, loja virtual de apps para sistemas Android. O usuário deverá fornecer algumas informações, como a faculdade em que estuda, o campus ao qual pertence, suas transações, renda, gastos e pagamentos. Depois, de forma automática, o aplicativo gera um gráfico com as movimentações.
 
Guilherme conta que a segunda parte do trabalho será produzida a partir das informações que serão cedidas para o aplicativo. Ele pretende calcular o impacto e a movimentação financeira dos estudantes nas cidades universitárias. Posteriormente, será criado um site que armazenará e organizará essas informações para que qualquer pessoa possa saber da média dos gastos dos alunos em determinados locais.
 
Com isso, pretende-se melhorar a aceitação dos alunos por parte da comunidade local: "muitas vezes, o estudante é mal visto", explica. Ele espera, também, que o site possa ajudar os que estão na fase de escolher onde estudar: "Por exemplo, algum vestibulando, se quiser obter dados de gastos e informações sobre a cidade onde pretende cursar a graduação, poderá consultar o site e se informar".
 
Nesse sentido, o professor Alexandre Magno, do Departamento de Computação e Sistemas, orientador do trabalho, acredita que o projeto permitirá a busca de parcerias nos setores de prestação de serviços e comércio, tornando possível a viabilização e a flexibilização da estadia dos universitários por meio da oferta de produtos e serviços em promoção, descontos e melhores preços no aplicativo. "Sabemos que a grande maioria dos estudantes tem dificuldades financeiras exatamente porque deixam seus familiares em suas cidades e vão buscar melhores oportunidades de estudo em cidades universitárias", acrescenta.
 
O aplicativo pode ser baixado aqui e por enquanto está disponível apenas para Android.

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais