Ir para o conteúdo

Centro de Convenções da UFOP é palco da 9ª edição do ERCAS

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
De pé e sorridentes, professores participantes posam para foto.
O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ERCAS). Realizado pela primeira vez em Minas Gerais, o evento recebeu recursos de fomento da UFOP, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Proppi) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC).
 
A ERCAS teve como missão primordial divulgar, debater e promover abordagens computacionais e tecnológicas no contexto da saúde, incentivando a troca de conhecimentos e a integração entre profissionais e estudantes dedicados à aplicação de tecnologias na área da saúde. Dentre as áreas em destaque, estiveram a inteligência artificial aplicada à saúde, o processamento de sinais e imagens médicas para diagnóstico assistido por computador, sistemas de apoio à decisão clínica, sistemas de apoio à reabilitação, Internet das Coisas (IoT) aplicada à saúde, interação humano-computador aplicada à saúde, entre outras.
 
O público-alvo foi composto por estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais atuantes na interseção entre Computação, Engenharias e Saúde, incluindo participantes de Ouro Preto, Belo Horizonte e região, bem como alunos provenientes da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Além de palestras, foram oferecidos quatro minicursos ministrados pelos professores do Departamento de Computação da UFOP, proporcionando aos envolvidos a oportunidade de adquirir conhecimento e treinamento em assuntos especializados.
 
Para a professora Andrea Bianchi, o evento conseguiu discutir assuntos muito relevantes e desafiadores da interface entre a saúde e a tecnologia, e apresentou aos jovens diferentes oportunidades do uso da computação, indo além do que se tem no curso de graduação, como mencionado também pela professora Fernanda Sumika, que destaca que “essa foi a oportunidade de vários alunos terem sua primeira experiência de participação em um evento científico, seja apresentando suas próprias pesquisas ou absorvendo conhecimento em um ambiente enriquecedor”.

Veja também

15 Julho 2024

O Apicrim é um grupo formado por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da UFOP com...

Leia mais

12 Julho 2024

A técnica administrativa Luana Viana é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro "Jornalismo narrativo em podcast: imersividade, dramaturgia...

Leia mais

12 Julho 2024

Caio Chaves, mestrando do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu o prêmio de melhor trabalho no 29th IEEE Symposium on...

Leia mais

10 Julho 2024

O dossiê publicado em maio deste ano pela revista Ephemera tem como tema o teatro documentário e sua retomada nas...

Leia mais