Ir para o conteúdo

CNPq lança chamada para Centro de Sínteses em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Está aberta a primeira chamada para projetos do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), novo programa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A chamada selecionará projetos interdisciplinares e inovadores que possam contribuir com a missão do SinBiose. Os temas são diversos e abrangem a área de Biodiversidade de Serviços Ecossistêmicos.

São exemplos de linhas de pesquisa de interesse do SinBiose:

- vetores diretos e indiretos de transformação e vulnerabilidade dos ambientes;

- bioindicadores de integridade dos ecossistemas;

- estratégias de gestão e manejo de recursos naturais e paisagens;

- serviços ecossistêmicos e suas relações com o sistema econômico e o bem-estar humano;

- identificação, avaliação e modelagem de geração, manutenção e distribuição da biodiversidade;

- prioridades e técnicas de conservação, restauração e recuperação de recursos naturais e serviços ecossistêmicos.

Os projetos selecionados terão duração de 24 meses e financiamento máximo no valor de R$ 500 mil para itens de custeio, como despesas para as reuniões presenciais e bolsas de pós-doutorado.

As equipes deverão se reunir presencialmente para desenvolver a pesquisa de forma coletiva. A estimativa é de três reuniões presenciais, realizadas preferencialmente em Brasília, organizadas em conjunto com a Gerência de Projetos do SinBiose no CNPq. 

As propostas não devem prever atividades de coleta de dados. As análises devem ser desenvolvidas em cima de dados já disponíveis. Informações mais detalhadas sobre o projeto estão disponíveis no site do CNPq.

SinBiose - Lançado em 2018, o programa tem como missão produzir sínteses de dados e conceitos de elevado padrão internacional, com ênfase em projetos relacionados a problemas atuais em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, levando a resultados socialmente relevantes. Seu objetivo é atuar como intermediário entre ciência e política, auxiliando no desenvolvimento de cenários, estratégias e soluções para a área e na identificação de lacunas de conhecimento e problemas ambientais emergentes.

Veja também

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais

13 Novembro 2024

Professores e alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) participaram do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (Cods) e...

Leia mais