Ir para o conteúdo

Desafios da educação superior na era digital em debate na UFMG

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

Na quarta edição do Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 2 a 5 de abril, a UFOP foi representada em terras belo-horizontinas pela pró-reitora de graduação, Tânia Garbin, para quem "a parceria entre as instituições pode garantir a oferta de oportunidades relevantes para melhorar a capacitação dos profissionais do ensino superior". Segundo ela, projetos nesta direção minimizam "custos e oferecem qualificação, interação e articulação entre os profissionais". 

O congresso acontece anualmente na UFMG, com o objetivo de abrir espaços de reflexão e diálogo e de fomentar produções acerca dos processos de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. Nesta edição, foi abordado o tema "Ensino-aprendizagem em tempos digitais", um debate sobre as implicações e efeitos das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior.

DESAFIOS - Ao comentar sobre a temática do evento, Garbin destacou que um dos desafios da educação superior nos dias de hoje "é o desenvolvimento de abordagens que possibilitem ao professor e ao aluno entenderem que o processo de instrumentação tecnológico é mediacional". Isso implica dizer, segundo ela, que qualquer tecnologia, quando bem utilizada, "só tem significado quando se estabelece um 'link' entre o professor, ou aluno, e a atividade consciente, de significado".

Falando sobre esses desafios na UFOP, a pró-reitora destacou algumas ações direcionadas para superá-los, citando como exemplo o Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior, desenvolvido pela Prograd, por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico, com apoio da Pró-reitoria de Administração. Lembrando que o objetivo da atividade é ampliar espaços para o diálogo e a permanente reflexão sobre os desafios da docência universitária, ela lembrou que o programa "utiliza espaços de interação presencial e virtual para o desenvolvimento de atividades que contemplem os eixos temáticos Metodologias de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Relação Professor-Aluno, Currículo, Diversidade e Estrutura e Normas Universitárias".



O evento foi direcionado a toda a comunidade acadêmica e interessados, e contou com palestras, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos e intervenções artísticas.

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais