"Identificar os limites de atuação do poder estatal e as possibilidades de proteção e garantia normativas da cidadania tem sido uma tarefa árdua na esfera pública brasileira", afirmam os professores dos Departamentos de Direito, Bruno Camilloto, e de História, Sérgio da Mata, em introdução ao dossiê "O Conceito de Liberalismo", publicado na Estado da Arte, revista de cultura e filosofia do jornal O Estado de S. Paulo.
A publicação é fruto das discussões empreendidas por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em abril deste ano, que pretendiam, entre outras coisas, apresentar ao debate público novas perspectivas sobre o liberalismo político no ambiente universitário brasileiro.
EQUIPE — A edição traz também a professora Giulle Vieira, do Departamento de Ciências Sociais da UFOP; Arthur Alfaix Assis, professor de Teoria e Metodologia da História do Departamento de História da Universidade de Brasília; e os pesquisadores Jens Hacke, doutor em Ciência Política pela Universidade de Berlim, e Sebastián Rudas, doutor em Teoria Política pela Libera Università Internazionale degli Studi Sociali.