Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFOP, Jonathan Cristovão Ferreira da Silva recebeu o prêmio de melhor artigo na 14ª edição do Simpósio de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC). A premiação é atribuída ao melhor trabalho completo escrito em inglês e apresentado durante o evento anual do SBESC, que em 2024 foi realizado em Recife (PE).
Orientado pelos professores Ricardo Augusto Rabelo de Oliveira e Mateus Coelho Silva, o pesquisador desenvolveu um método para aumentar dados de séries temporais no contexto dos dispositivos vestíveis. No trabalho premiado, intitulado "Wearable Sensors: Improving AI for Walking Activities through GAN-Based Data Augmentation", Jonathan apresenta o resultado desse trabalho, propondo um algoritmo inédito de inteligência artificial (IA) capaz de superar a escassez de dados para a construção de modelos precisos e eficientes, um dos principais desafios da área.
A solução apresentada por Jonathan, que envolve a geração de dados sintéticos para criar bases de dados robustas, tem o potencial de revolucionar a forma como os modelos de IA são desenvolvidos para dispositivos vestíveis, ampliando suas aplicações em áreas como saúde, esportes e bem-estar.
"Ao propor métodos eficientes para a solução de problemas reais, o PPGCC cumpre seu papel institucional de contribuir para o desenvolvimento do nosso país e estimula ainda mais a continuidade das pesquisas nessa e em outras áreas", destacam os orientadores da pesquisa.