Ir para o conteúdo

Editora UFOP publica três novos livros

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Leonardo Grein
As publicações foram disponibilizadas através do Edital Geral 01/2018 da Editora UFOP
 
O livro "Comunicação organizacional e discurso: disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana (MG)" foi escrito pela servidora técnico-administrativa Dayana Cristina Barboza Carneiro. A publicação é resultado de sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFOP, e traz uma análise do discurso dos usuários e da empresa em suas redes sociais após o rompimento da barragem. De acordo com a pesquisadora, o foco foi na disputa de sentidos entre a empresa e os usuários e entre os próprios usuários.
 
Uma das propostas da pesquisa é proporcionar uma reflexão sobre o papel da mineração no município. Segundo Dayana, "a ruptura da barragem de Fundão aconteceu quando minha pesquisa já estava em andamento. [...] Então, resolvemos redirecionar o trabalho para que fosse possível abordar esse acontecimento que acionou os sujeitos nas redes sociais e também fora delas". 
 
Outro lançamento é a obra "Resgatando a História da Genética no Brasil: A história de cientistas que mudaram o rumo das pesquisas científicas brasileiras", dos autores Cristiane Carvalho Santos, Paula Arantes Botelho Briglia Habib e Leandro Márcio Moreira. O livro conta a história do desenvolvimento da pesquisa genética nacional e seu reconhecimento internacional graças a esforços de pesquisadores a partir da década de 1920. 
 
O livro é resultado da defesa de mestrado de Cristiane no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFOP. Ela também é a ilustradora do livro, que tem formato cartoon. "A ideia é resgatar um pouco da história dos geneticistas convertendo-as em cartoons, sendo esse o maior diferencial do livro, com o prefácio do geneticista Francisco Mauro Salzano" conta Leandro.
 
Escrito a partir da análise de 2500 edições da revista Veja pelo professor do Departamento de Comunicação da UFOP Felipe Viero Kolinski Machado, o livro "Seja Jovem: Sentidos sobre a velhice em cinquenta anos de Veja (1968-2017)" é resultado da dissertação de mestrado do professor. A obra traz questionamentos sobre o tema da velhice na revista, sobre os sentidos que se materializam nas reportagens, sobre o que é dito e, ao mesmo tempo, o que é silenciado, quando o veículo traz a temática como uma questão central dos textos. 
 
"A velhice ainda é pouco abordada em pesquisas da área da comunicação e do jornalismo. O título do livro (Seja Jovem) diz ainda de um dos principais achados de minha investigação: ao passo que aborda o envelhecimento, na maior parte das vezes (mais de 70%), a maior revista de informação do país diz, fundamentalmente, sobre a importância de não envelhecer", destaca Felipe, complementando que o discurso se dá através de hábitos que passam pelos exercícios físicos e dietas e chegam às cirurgias plásticas, ignorando fatores como acesso a um sistema de saúde eficaz e a uma aposentadoria digna. 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais