A egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (CiPharma) Fernanda Barçante Perasoli publicou artigo na revista internacional Nanomedicine. Intitulado "Poly(methylmethacrylate-co-dimethyl acrylamide)-silver nanocomposite prevents biofilm formation in medical devices", o artigo está relacionado à pesquisa que a ex-aluna realizou no doutorado, sob orientação do professor Orlando Henrique. O trabalho contou com a colaboração de outros egressos e pesquisadores da UFOP, além de pesquisadores da Universidade de Edimburgo.
O artigo investiga a segurança e as atividades antibiofilme e antimicrobiana de dispositivos médicos, como sondas e cateteres, revestidos com um nanocompósito sintetizado de poli(metilmetacrilato-co-dimetilacrilamida) (PMMDMA) e nanopartículas de prata (AgNPs). Esses dispositivos, conta a pesquisadora, são responsáveis pela maior parte das infecções hospitalares.
"Isso ocorre porque esses dispositivos são fabricados com materiais que permitem a adesão de micro-organismos e, consequentemente, a formação de biofilme — que é uma massa de micro-organismos que, muitas vezes, pode ser resistente a antibióticos", explica Fernanda. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver um novo material composto de polímero e nanopartículas de prata para revestir dispositivos médicos, com o objetivo de evitar a contaminação por bactérias.
Os experimentos demonstraram que o nanocompósito foi mais eficaz na prevenção da formação de biofilme do que o PMMDMA sozinho, sendo uma estratégia promissora e segura para revestir dispositivos médicos e reduzir a mortalidade devido a infecções adquiridas em hospitais.
O professor e orientador Orlando Henrique afirma que tem mantido colaboração com a Universidade de Edimburgo desde 2013, quando realizou seu pós-doutorado na instituição. O professor também conta que, desde que voltou para a UFOP, tem trabalhado em conjunto com a universidade escocesa em um projeto sobre estratégias para combater a formação de biofilme em dispositivos médicos, com três artigos publicados até o momento.
Também participaram da produção do artigo Luan Silva, Bruna Figueiredo, Isabelle Pinto, Lorrane Amaro, Juliana Almeida, Simone Carneiro, Luiz Teixeira e Orlando Henrique, do Departamento de Farmácia da UFOP; Vânia Araújo, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFOP; Felipe Beato e Ana Barboza, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFOP; Maurice Gallagher, da Universidade de Edimburgo; Mark Bradley e Seshasailam Venkateswaran, agora membros da Queen Mary University of London.