O curso de capacitação para os coordenadores e secretários de pós-graduação da Universidade teve como tema as bolsas de pós-graduação, com foco nas atualizações feitas desde 2023, sendo a principal delas o acúmulo de bolsas. O evento também abordou temas como as obrigações e as competências de cada um dos setores responsáveis. O evento foi na última terça-feira (25).
A abertura foi realizada pela nova pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Cristina Cardoso Mendonça, que assume o cargo pelos próximos quatro anos. Em sua fala, ela indicou que a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) vai propor outros cursos formativos e que, durante o ano, a proposta é conversar com as diretorias de unidades para tratar das demandas da pós-graduação.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Bruno Tadeu Salles, comenta que a proposta da Pró-Reitoria é revigorante, pois contribui para estreitar os laços dos programas com a Proppi: "É exatamente o que a gente sente falta nas organizações, estreitar os vínculos. Principalmente nós, que somos dos cursos de Mariana, sentimos esse distanciamento".
Durante o curso, a coordenadora de Pós-Graduação da Proppi, Luíza Ferreira, disse que a Universidade tem trabalhado para deixar claro quais são as normas institucionais a respeito das bolsas e que avalia como são os processos dentro da Instituição. "Precisamos desse acompanhamento para poder fazer uma análise da situação e mudar o que for necessário institucionalmente. Corrigir o que tiver de errado, até mesmo nos procedimentos e nas normativas", declarou.
O secretário do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, Marcelo Cortês, no cargo há sete anos, comenta que o curso foi muito esclarecedor até mesmo para ele, que tem mais tempo no cargo. "Muita gente precisava desse tipo de treinamento. Tínhamos um monte de dúvidas a respeito da acumulação de bolsas com rendimentos", afirma.
Bruno, que está no seu cargo há dois anos, acrescenta que a legislação muda tanto que torna-se difícil acompanhar todos os processos, ainda mais com a carga de trabalho existente nas coordenações e secretarias. "É um curso necessário e importante para as equipes acompanharem esse ritmo de mudança, é um trabalho que leva tempo também", avalia.
A capacitação também abordou a atualização na lei referente à licença maternidade, que agora concede 180 dias de prorrogação e de afastamento da pós-graduação. Luíza explica que "essa é uma conquista da Associação Nacional dos Pós-Graduandos".