Ir para o conteúdo

Escola de Farmácia integra pesquisa sobre impactos psicológicos da pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

O estudo é promovido pela Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) juntamente com o Departamento de Psicologia e a Faculdade de Farmácia da UFMG. A pesquisa analisa o impacto da quarentena e do isolamento social durante a pandemia da Covid-19, avaliando questões como saúde mental e o uso de medicamentos durante e após o isolamento social.

O objetivo é investigar principalmente fatores associados ao estresse e à saúde mental, como ansiedade, depressão e comportamento suicida, bem como o uso de medicamentos por profissionais de saúde e adultos jovens durante este período de pandemia e durante seis meses após o fim da pandemia. A partir dos resultados, vão ser desenvolvidas ações que possam beneficiar diretamente essas populações. 

A professora Renata Macedo do Nascimento, da Escola de Farmácia da UFOP, representa a Universidade na pesquisa. Juntamente com os professores da Faculdade de Farmácia da UFMG, é responsável pela análise das informações relacionadas ao uso de medicamentos durante e após a pandemia. O grupo vai avaliar o uso de medicamentos por profissionais de saúde e adultos jovens, com ênfase na automedicação e no uso de psicotrópicos. 

QUESTIONÁRIO - Os voluntários devem responder questionário on-lineOs dados coletados serão analisados de forma coletiva, sem identificação dos participantes. Segundo a professora, a partir das informações geradas pelo questionário, será possível delinear ações para atenuar o sofrimento psicológico e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil, tanto na área de saúde mental como na de assistência farmacêutica. 

Segundo Renata, os resultados possibilitam gerar informações sobre como determinados grupos se comportam na pandemia, indicando áreas que possam ser objetos de intervenção. "Os dados gerados podem viabilizar a produção de material destinado à educação da população em geral sobre saúde mental e uso de medicamentos em situações de pandemia e também nos auxiliará no conhecimento sobre os efeitos da pandemia e determinados comportamentos", complementa. 

Veja também

29 Fevereiro 2024

O professor do Departamento de Engenharia de Produção e atual diretor do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), Wagner...

Leia mais

26 Fevereiro 2024

O aluno Jáder Loures, do curso de Artes Cênicas da UFOP, foi contemplado pelo Edital para Novos Autores da Editora...

Leia mais

23 Fevereiro 2024

A revista Ephemera, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFOP, está aceitando artigos para compor o dossiê...

Leia mais

22 Fevereiro 2024

"Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia de Covid-19 (Esanp)" é fruto do trabalho realizado por pesquisadoras do Grupo...

Leia mais