Ir para o conteúdo

Escola de Farmácia integra pesquisa sobre impactos psicológicos da pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

O estudo é promovido pela Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) juntamente com o Departamento de Psicologia e a Faculdade de Farmácia da UFMG. A pesquisa analisa o impacto da quarentena e do isolamento social durante a pandemia da Covid-19, avaliando questões como saúde mental e o uso de medicamentos durante e após o isolamento social.

O objetivo é investigar principalmente fatores associados ao estresse e à saúde mental, como ansiedade, depressão e comportamento suicida, bem como o uso de medicamentos por profissionais de saúde e adultos jovens durante este período de pandemia e durante seis meses após o fim da pandemia. A partir dos resultados, vão ser desenvolvidas ações que possam beneficiar diretamente essas populações. 

A professora Renata Macedo do Nascimento, da Escola de Farmácia da UFOP, representa a Universidade na pesquisa. Juntamente com os professores da Faculdade de Farmácia da UFMG, é responsável pela análise das informações relacionadas ao uso de medicamentos durante e após a pandemia. O grupo vai avaliar o uso de medicamentos por profissionais de saúde e adultos jovens, com ênfase na automedicação e no uso de psicotrópicos. 

QUESTIONÁRIO - Os voluntários devem responder questionário on-lineOs dados coletados serão analisados de forma coletiva, sem identificação dos participantes. Segundo a professora, a partir das informações geradas pelo questionário, será possível delinear ações para atenuar o sofrimento psicológico e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil, tanto na área de saúde mental como na de assistência farmacêutica. 

Segundo Renata, os resultados possibilitam gerar informações sobre como determinados grupos se comportam na pandemia, indicando áreas que possam ser objetos de intervenção. "Os dados gerados podem viabilizar a produção de material destinado à educação da população em geral sobre saúde mental e uso de medicamentos em situações de pandemia e também nos auxiliará no conhecimento sobre os efeitos da pandemia e determinados comportamentos", complementa. 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais