skip to content

Escola de Nutrição promove estudo sobre segurança alimentar com estudantes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Acervo ACI
Com o objetivo de monitorar a situação de segurança alimentar e nutricional de crianças durante a pandemia, a Escola de Nutrição (Enut) da UFOP e as Secretarias de Educação de Mariana e Ouro Preto vêm desenvolvendo um estudo nutricional com alunos da rede municipal de ensino. A equipe do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional (Esan) é composta por professoras da Enut, doutorandas, alunos de iniciação científica e voluntários, que realizam a pesquisa a partir do contato remoto com familiares dos estudantes.
 
Na primeira etapa da pesquisa, realizada em junho de 2020, os idealizadores desenvolveram avaliações domiciliares de condições socioeconômicas, levando em conta critérios como acesso e disponibilidade de alimentos e condições sociais de enfrentamento à pandemia. 
 
A pesquisa atualmente está em sua segunda etapa, em que os entrevistadores retomam o contato com as famílias mapeadas para atualizar as informações sobre a condição alimentar dos estudantes.  
 
"A renda, o número de crianças em domicílio e o acesso à cesta básica estavam associados a maiores chances de vivência em insegurança alimentar. O estudo vem para apoiar, por meio de seus resultados, a construção de agendas locais de segurança alimentar voltadas para a comunidade escolar", afirma a professora e idealizadora do projeto, Raquel Mendonça. Segundo a professora, os resultados apontaram que ainda há alta prevalência de insegurança alimentar domiciliar — cerca de 82% entre os alunos da rede pública —, por isso a importância de dar continuidade ao estudo e ao acompanhamento nutricional das famílias. 
A partir desses resultados imediatos, uma cartilha online de conscientização sobre alimentação saudável foi enviada para os pais e responsáveis dos alunos, com objetivo de dar mais orientações a respeito da alimentação saudável. O material também foi encaminhado para coordenadores, professores e gestores da rede municipal de ensino.   
 
A próxima etapa de estudo será a de divulgação na comunidade científica, escolar e de gestores públicos. O estudo possui ao todo quatro etapas de desenvolvimento e tem contado com parcerias com as prefeituras de Mariana e Ouro Preto. 
 
Para saber mais sobre o estudo, siga o perfil.
 

Veja também

12 Abril 2021

A pesquisa "Sinergia BIM-Lean Construction na Construção Civil" busca avaliar a realidade de projetistas que utilizam as ferramentas BIM e...

Leia mais

8 Abril 2021

O projeto de pesquisa, que é realizado na UFOP, UFMG e UERJ, convida os estudantes universitários a responderem um questionário,...

Leia mais

5 Abril 2021

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) está realizando pesquisa sobre o consumo de conteúdo científico em âmbito internacional. O...

Leia mais

29 Março 2021

As inscrições para os editais de iniciação científica do segundo semestre de 2021 estão abertas. Os programas são os seguintes:...

Leia mais