Ir para o conteúdo

Estudante coorientado por professor do Icea tem artigo premiado em Paris

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG

Caio Chaves, mestrando do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu o prêmio de melhor trabalho no 29th IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC) 2024. O artigo, intitulado "Devil in the Noise: Detecting Advanced Persistent Threats with Backbone Extraction", contou com a orientação do professor Lourenço Alves, do ITA, e coorientação do professor Carlos Henrique Ferreira, do Departamento de Computação e Sistemas (DECSI) da UFOP.

 
Caio conta que o trabalho surgiu por influência do professor Lourenço Alves, que "motiva seus alunos a publicarem artigos que posteriormente vão compor a monografia de pós-graduação". O artigo, que recebe o mesmo nome que a dissertação, "Detecção de ameaças a partir de logs do sistema", veio de uma sugestão do professor Carlos Henrique em aplicar a extração de backbone para expor o comportamento malicioso de um atacante de determinado sistema.
 
Em resumo, o estudo aborda o desafio de detectar ameaças cibernéticas avançadas, conhecidas como APTs (Ameaças Persistentes Avançadas). Essas ameaças são difíceis de ser identificadas porque operam de maneira gradativa e furtiva, evitando a detecção por métodos tradicionais. A pesquisa inovou ao combinar técnicas de modelagem em grafos e aprendizado de máquina, demonstrando que é possível realizar essa identificação de forma mais precisa e com muito menos dados do que as soluções atuais da literatura necessitam. Dessa forma, o novo método superou as técnicas atuais da literatura em vários experimentos, estabelecendo um novo padrão na detecção de intrusões e abrindo novas direções para futuras pesquisas.
 
As parcerias de orientação e contribuição para o trabalho ocorreram por indicação dos próprios orientadores e incluíram ainda o professor Fabrício Murai, do Worcester Polytechnic Institute (WPI) e da UFMG, que foi convidado pelo professor da UFOP para colaborar com a construção do artigo. Caio conta que as reuniões eram bastante interessantes, já que os professores adotam diferentes abordagens: enquanto Lourenço abordou o trabalho sob a ótica de segurança da informação, Carlos Henrique adotou como ponto de partida grafos e redes complexas, principalmente na modelagem dos cenários, e Fabrício partiu da perspectiva de grafos e IA, pensando na detecção de ataques.
 
"Ter tido a orientação desses três professores com diferentes ênfases foi enriquecedor para mim, me ajudou a olhar um mesmo problema sob diferentes ângulos e com certeza foi fator determinante para o alto nível do artigo", afirma Caio.
 
O 29th IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC) 2024 aconteceu de 26 a 29 de junho em Paris, na França.
 

design_sem_nome_-_2024-07-10t101011.035.png

Divulgação
Imagem da certificação de melhor trabalho do estudante Caio Chaves
Certificação de melhor trabalho do 29th IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC) 2024

Veja também

24 Fevereiro 2025

O minicurso 'Curriculum Lattes: como preencher, registrar e atualizar?' vai ser ofertado no Laboratório de Computação do Instituto de Ciências...

Leia mais

17 Fevereiro 2025

O Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (Compep) aprovou a criação de uma nova linha de pesquisa para o Programa...

Leia mais

13 Fevereiro 2025

O minicurso será ministrado na quinta (20), às 16h, no laboratório de informática, sala 101 do prédio do Cead. A...

Leia mais

13 Fevereiro 2025

Em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), a estudante da Escola de Farmácia da UFOP...

Leia mais