Organizado pelo Departamento de Cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DECAGE), presidido pelo professor do Departamento de Clínicas Pediátrica e do Adulto (DCPA) da Escola de Medicina da UFOP, José Carlos da Costa Zanon, o XX Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria teve como tema "Prevenindo e tratando as comorbidades do idoso". A proposta foi construir uma programação abrangente, focada nas principais patologias que acometem idosos portadores de cardiopatias.
O evento, realizado em outubro, em São Paulo, reuniu profissionais e estudantes. Três graduandos de Medicina da UFOP, Gleison Carlos Arantes Filho, Vinícius Diniz Cedro Araújo e Beatriz Goser, participaram do Congresso. Na ocasião, Gleison apresentou o trabalho"Perfil epidemiológico da hospitalização e mortalidade por insuficiência cardíaca em idosos no Brasil por 10 anos", um estudo observacional que analisa a epidemiologia da hospitalização e a mortalidade por insuficiência cardíaca em idosos no Brasil. Os resultados revelam fatores relevantes para a formulação de políticas públicas no âmbito do SUS, destacando um aumento preocupante na taxa de mortalidade e reafirmando a persistência desse problema como uma questão relevante de saúde pública.
O diferencial do evento foi a abordagem inovadora, com discussões práticas e objetivas. O formato buscou proporcionar aos participantes uma experiência mais dinâmica e eficaz no entendimento das complexidades associadas à saúde do idoso com cardiopatia.