Ir para o conteúdo

Estudantes de Engenharia Elétrica da UFOP são premiados em congresso

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Os estudantes de Engenharia Elétrica Larissa Rangel Azevedo e Victor Duarte Nascimento desenvolveram durante a iniciação científica a pesquisa "Classifier VS MLP for four class discrimination in EGG signals", que garantiu a vitória de melhor pôster apresentado no 7th Brainn Congress na categoria Graduação. O trabalho foi realizado no laboratório ProcSimos, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP, sob orientação da professora do Departamento de Engenharia Elétrica Sarah Negreiros e do professor do Departamento de Computação e Sistemas Harlei Leite. 
 
"Ter participado deste evento representando a UFOP foi uma grande satisfação, ainda mais por ter nosso trabalho reconhecido entre os destaques do congresso. Isso mostra que todo o esforço e dedicação foram recompensados", conta Larissa. 
 
Os estudantes pesquisaram sobre as interfaces cérebro–computador, que permitem a comunicação direta entre o cérebro e um dispositivo de controle, dispensando ou reduzindo a necessidade de movimentação muscular dos membros. O enfoque do trabalho foi realizar o processamento digital de sinais cerebrais usando diferentes modelos de classificação de dados e técnicas de aprendizado de máquinas. O objetivo final foi avaliar quais dos modelos se adaptavam melhor à interface cérebro–computador que está sendo desenvolvida por eles.
 
"A grande motivação é que essas interfaces possibilitem melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências neuromotoras, além de revolucionarem a área de entretenimento e games, uma vez que os dispositivos podem ser controlados diretamente com sinais cerebrais", destaca a estudante.
 
BRAINN CONGRESS - O Congresso é uma iniciativa do projeto Brainn (Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia), um Centro de Pesquisa, Inovação e Disseminação (RIDC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que tem como objetivo reunir pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nas áreas de neurociência, neurotecnologia e afins. 
 
Para ter acesso à apresentação virtual do trabalho, acesse o link.

Veja também

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais