Criado por Fernanda Walmer em qua, 26/06/2019 - 11:10 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
A pesquisa desenvolvida por Silvana Mara Turbino Luz Ribeiro em seu doutorado na UFOP mostra que a obesidade e, principalmente, o sobrepeso, são fatores muito importantes para a geração do padrão inflamatório nos indivíduos e que, quando esses fatores estão associados às alterações fisiológicas naturais do envelhecimento, esse padrão inflamatório, normalmente relacionado a doenças, tende a se agravar. O estudo foi orientado pelo professor André Talvani, do Departamento de Ciências Biológicas.
"Estudar e analisar fatores associados às consequências da obesidade e associá-los ao envelhecimento torna-se importante para a elaboração de condutas preventivas que alterem eventos mórbidos antecipados pelo não tratamento ou controle inadequado das condições crônicas", explica Silvana, que é docente da Escola de Nutrição da UFOP.
O estudo, que foi realizado no Laboratório de Imunobiologia da Inflamação (Labiin) da UFOP, já havia sido publicado na revista Immunity & Ageing em 2016, e agora teve sua sinopse divulgada na plataforma norte-americana Science Trends.
Confira.
A plataforma sem fins lucrativos Science Trends divulga estudos de várias áreas da ciência com uma linguagem mais acessível, objetivando aumentar a visibilidade das pesquisas científicas ao redor do mundo.