Ir para o conteúdo

Grupo de pesquisa do Laboratório de Bioquímica Metabólica recebe patente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
O grupo de pesquisa do Laboratório de Bioquímica Metabólica, coordenado pela professora do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) da UFOP Daniela Caldeira Costa, recebeu o deferimento do pedido de patente intitulado "Formulação Micelar Termorreversível Contendo Quercetina e Vidagliptina para Aministração Oral em Diabetes Tipo 1". 
 
A patente concedida faz parte do projeto de pesquisa de Pedro Henrique de Amorim Miranda, doutor egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, e conta com a colaboração dos professores Wanderson Geraldo Lima, também do DECBI, e José Mario Barichello, da Universidade Federal de Pelotas. 
 
A formulação patenteada mostrou efeito promissor na regeneração de células beta pancreáticas e na melhora do controle glicêmico em animais diabéticos tipo 1. A continuidade dessa pesquisa poderá trazer novas perspectivas para o tratamento do diabetes tipo 1 — para isso, investimentos de setores públicos e privados são essenciais. Os estudos pré-clínicos foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais