Resultado da produção coletiva de professores do Departamento de Serviço Social (Decso), a obra traz à tona as desigualdades sociais da Região dos Inconfidentes, suas estruturas e dinâmicas, como também as múltiplas expressões da questão social sobre este território marcado, desde as suas origens, pela atividade extrativista mineral. Organizado pelos professores Virgínia Alves Carrara e Cláudio Henrique Miranda, o livro é composto por textos que resgatam elementos históricos que ajudam a compreender o presente.
O objetivo dos autores é evitar que os eventos que envolvem mineradoras sejam reduzidos a um pano de fundo. Dessa forma, a obra trata do impacto da mineração no cotidiano do exercício profissional de assistentes sociais, seja nas condições ou nas relações de trabalho, seja na vida da população que usufrui desses serviços. A ideia central do livro é discutir a mineração de modo que o debate possa contribuir para a atuação de profissionais da área e para o entendimento da região e suas dinâmicas de trabalho, atravessadas pela mineração em alta escala.
Virgínia Alves e Cláudio Henrique apresentam possibilidades inéditas de construção de frente de trabalho, como os possíveis diálogos entre o serviço social e o enfrentamento ao racismo e à desigualdade racial, demarcando a importância de um exercício profissional que construa uma interlocução com os movimentos negros no município, bem como as pelejas e possibilidades de supervisionar estágio em serviço social diante dos desafios encontrados no território.
Com o livro, os professores de Serviço Social esperam contribuir com um horizonte profissional para a área comprometida com as classes trabalhadoras — e que ganha maior importância na Região dos Inconfidentes. Eles explicam que na conjuntura atual e diante da particularidade desta região de Minas Gerais, o tempo histórico exige o enfrentamento dos projetos societários e profissionais em disputa, uma vez que aqui, precisa-se permanecer atento e forte para a afirmação como tarefa histórica da classe — e por isso do curso de Serviço Social da UFOP — qual modelo de mineração é mais adequado e qual o objetivo do trabalho do assistente social na região.
A obra "Questão social: mineração e serviço social" foi publicada pela Editora UFOP e encontra-se
disponível para leitura.