Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP recebe visita de pesquisadores internacionais
Rayan Martin
Criado por Samuel Almeida em seg, 20/03/2023 - 13:24 | Editado por Regiane Barbosa há 1 ano.
Cientistas da United World Antiviral Research Network (UWARN) visitaram os laboratórios do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto.
A visita foi a última atividade programada do encontro anual da UWARN, evento internacional de ciências biológicas, que em 2023 foi sediado em Ouro Preto.
Depois de compartilharem pesquisas desenvolvidas no Nupeb, os pesquisadores da UFOP Alexandre Reis e Sérvio Ribeiro mostraram aos convidados salas, equipamentos e materiais à disposição dos cientistas. Foram apresentados alguns estudos realizados no Núcleo de Pesquisas, principalmente aqueles voltados à investigação de doenças tropicais "negligenciadas", em especial as zoonóticas e arboviroses, e como elas se relacionam com o aquecimento global.
Pesquisadores em visita aos laboratórios do Nubep/UFOP
A infraestrutura foi elogiada por Wesley C. Van Voorhis, investigador principal do UWARN e diretor do Center for Emerging and Re-Emerging Infectious Disease (CERID) da University of Washington: "Os laboratórios daqui são de primeira classe, com performance à altura dos que temos nos EUA. Não deveria ser surpresa, mas a ciência daqui é muito rica!"
Além de Wesley, a visita ao campus contou com outras lideranças do projeto, como Judy Wasserheit, Peter Rabinowitz e Michael Gale. Todos são pesquisadores na University of Washington, nos Estados Unidos, principal instituição à frente do UWARN.
Para o pesquisador Sérvio Ribeiro, a visita amplia oportunidades de cooperação
O professor Sérvio Ribeiro ressalta que a visita amplia oportunidades de cooperação entre a UFOP e outras instituições estrangeiras. "Isso foi chave! Nós temos uma capacidade de pesquisa que é extremamente robusta, mas às vezes é desconhecida. Claro, internacionalmente, com quem a gente trabalha, já somos bem conhecidos. Porém, o fato de fazer esse tour e os avaliadores desse grande projeto internacional terem vindo aqui foi uma grande promoção da nossa capacidade instalada de pesquisa. Já existem acordos para colaboração nesses projetos internacionais, financiamentos para serem abertos e estamos nos organizando para poder participar com esses grupos. É o renascimento da pesquisa pós-pandemia, particularmente do Nupeb, que está totalmente envolvido com a prevenção de futuras catástrofes de saúde" explica.
A respeito do encontro da UWARN, Sérvio classificou o evento como fabuloso e chama a atenção para o fato de ter reunido "cientistas do mais alto nível, preocupados com o bem da humanidade, se preparando para evitar que uma nova pandemia se estabeleça. Foi muito produtivo!"