Ir para o conteúdo

Pesquisadores analisam os efeitos do cigarro eletrônico em artigo publicado na revista Hindawi

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
 
Professores da UFOP, juntamente com pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental do Centro de Biologia da Reprodução (CRB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), publicaram o artigo na BioMed Research International. Intitulado "Acute Outcomes of Cigarette Smoke and Electronic Cigarette Aerosol Inhalation in a Murine Model", o estudo é pioneiro sobre a exposição ao aerosol do cigarro eletrônico em um curto período de cinco dias. 
 
O estudo faz parte de pesquisas relacionada à exposição à fumaça de cigarro, que tem mais de 12 anos e produção de diversos artigos científicos, bem como dissertações e teses concluídas nos programas de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e em Saúde e Nutrição da UFOP.
 
O foco da pesquisa foi comparar os efeitos da exposição de curto prazo ao vapor do cigarro eletrônico (CE) e à fumaça de cigarro (FC) em camundongos adultos e jovens. O cigarro eletrônico é um dispositivo criado para entregar nicotina e cuja utilização tem crescido entre os jovens.
 
Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a exposição ao vapor gerado por esse dispositivo a curto prazo é capaz de promover lesão tecidual, inflamação e estresse oxidativo. 
 
O artigo mostra, ainda, que o tabaco e o fumo eletrônico são um problema de saúde pública e uma das principais causas de morte. Estima-se que cerca de seis milhões de pessoas morrem em todo o mundo a cada ano por causa do vício, podendo aumentar para oito milhões de pessoas até 2030.
 
Integrantes do grupo de pesquisa da UFOP e da UFJF que contribuíram com o artigo: 
 
Frank Silva Bezerra - Professor e Orientador  
Pamela Félix da Silva - Mestranda
Natália Alves de Matos - Doutora 
Camila de Oliveira Ramos - Doutora 
Thalles de Freitas Castro - Doutor 
Natália Pereira da Silva Araújo - Doutora 
Ana Beatriz Farias de Souza - Doutora 
Guilherme de Paula Costa - Doutor 
Sílvia Dantas Cangussú - Professora e colaboradora 
André Talvani - Professor e colaborador 
Akinori Cardozo Nagato - Professor e colaborador
 

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais