Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP avaliam benefícios da suplementação com GABA em mulheres

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Pesquisadores da Escola de Educação Física (EEF) e da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizaram um estudo acerca dos efeitos do treinamento físico associado à suplementação alimentar com ácido gama-aminobutírico (GABA) sobre as respostas emocionais, parâmetros do sono e depressão em mulheres. A pesquisa foi publicada no Journal of Dietary Supplements, revista internacional especializada em suplementos alimentares.
 
Neste estudo, o GABA foi utilizado como suplementação alimentar em 30 mulheres sedentárias com sobrepeso ou obesidade. Elas ingeriram o suplemento concomitantemente com o início da realização do treinamento físico. 
 
De acordo com o professor da EEF Emerson Cruz de Oliveira, "a pesquisa com mulheres ainda é negligenciada em várias áreas, e consideramos essa contribuição inicial interessante". O pesquisador explicou que as mulheres se encaixavam melhor no perfil esperado pelos pesquisadores: pessoas sedentárias com interesse em iniciar uma prática de atividade física.
 
Os resultados mostraram que a associação do treinamento com a suplementação foi capaz de gerar melhorias na eficiência habitual do sono e as mulheres apresentaram uma boa resposta emocional, caracterizada pela diminuição do afeto negativo, e melhorias nos escores de depressão e no sistema nervoso autônomo. 
 
A equipe de pesquisadores está em fase de prospecção de parceiros para execução de outros estudos, visando responder perguntas adicionais como "a utilização do mesmo tipo de treinamento por homens também suplementados com GABA apresentará resultados semelhantes?"
 
Acesse o artigo publicado na revista.
 
Mais informações pelo e-mail do pesquisador emerson@ufop.edu.br

 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais