Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP e da UFV lançam livro sobre mediação de conflitos nas escolas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução
O livro é organizado pelos professores Aisllan Assis, da Escola de Medicina da UFOP (doutor em Saúde Coletiva, pesquisador de saúde mental, mediação de conflitos e práticas pedagógicas inovadoras) e Alessandra Campos, da Unicamp (doutora em Educação, pesquisadora na área de gestão educacional, mediação e cultura de paz) e reúne reflexões teóricas e práticas pedagógicas voltadas à mediação de conflitos e à promoção da cultura de paz nas escolas.
 
A obra é uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e conta com a participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação e de profissionais da área de educação. 
 
A coletânea é fruto do curso de extensão "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas", realizado em 2023 e 2024. A ação, que integra ensino, pesquisa e extensão, possibilitou a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e educadores das escolas do distrito de António Pereira, em Ouro Preto, enriquecendo tanto as práticas pedagógicas quanto as experiências formativas dos envolvidos.
 
CAPÍTULOS - O livro é dividido em quatro capítulos: 
 
1- Construção da escola acolhedora: criando espaços educadores de paz e mediação de conflitos
 
Autores: Rosângela Minardi Mitre Cotta (professora de saúde coletiva da UFV), Emily de Souza Ferreira, Érica Aparecida Coelho, Thainá Cristina Gonçalves de Aguiar (estudantes de graduação da UFOP e UFV) e Aisllan Assis (UFOP).  
 
O capítulo relata a criação do curso de extensão "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas", detalhando estratégias pedagógicas que conectam educadores, estudantes e famílias para a construção de um ambiente escolar acolhedor e pacífico.  
 
2- Psicomotricidade e saúde mental: integrando corpo e mente para acolhimento e mediação de conflitos nas escolas
 
Autores: Siomara Aparecida da Silva (professora da Escola de Educação Física da UFOP) e Aisllan Assis (UFOP).  
 
Os autores exploram como o uso da psicomotricidade nas práticas pedagógicas contribui para a saúde mental, promovendo a mediação de conflitos em contextos escolares.  
 
3- Acolhimento e saúde mental nas escolas da comunidade atingida de Antônio Pereira, Ouro Preto – MG
 
Autores: Marcela Alves de Lima Santos, Adriana Maria de Figueiredo (professoras de saúde coletiva da Escola de Medicina da UFOP) e Aisllan Assis (UFOP).  
 
O capítulo aborda os desafios e estratégias educacionais desenvolvidas em Antônio Pereira, destacando os impactos da mineração sobre a saúde mental de crianças e adolescentes e a necessidade de acolhimento dos atingidos e atingidas nas escolas e comunidade.
 
4- Enfrentando a violência e construindo a paz nas escolas e fora delas - Rodas de saúde mental nas escolas de Antônio Pereira, Ouro Preto – MG
 
Autores: Marta Maria Neves Corrêa (pedagoga e pesquisadora do curso de extensão Saúde mental nas Escolas e Fora Delas), Thales Silva Lopes (estudante de Artes Cênicas da UFOP) e Aisllan Assis (UFOP).  
 
O texto reflete sobre as rodas de saúde mental implementadas no curso de extensão, promovendo espaços de diálogo para enfrentar a violência e construir uma convivência pacífica.
 
O livro pode ser baixado gratuitamente no site da editora.  

 

Veja também

17 Fevereiro 2025

O Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (Compep) aprovou a criação de uma nova linha de pesquisa para o Programa...

Leia mais

13 Fevereiro 2025

O minicurso será ministrado na quinta (20), às 16h, no laboratório de informática, sala 101 do prédio do Cead. A...

Leia mais

13 Fevereiro 2025

Em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (ADEM), a estudante da Escola de Farmácia da UFOP...

Leia mais

12 Fevereiro 2025

O estudo "A saúde mental das mulheres que desempenham um papel essencial no bem-estar das famílias e comunidades" vai avaliar...

Leia mais