O livro é organizado pelos professores Aisllan Assis, da Escola de Medicina da UFOP (doutor em Saúde Coletiva, pesquisador de saúde mental, mediação de conflitos e práticas pedagógicas inovadoras) e Alessandra Campos, da Unicamp (doutora em Educação, pesquisadora na área de gestão educacional, mediação e cultura de paz) e reúne reflexões teóricas e práticas pedagógicas voltadas à mediação de conflitos e à promoção da cultura de paz nas escolas.
A obra é uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e conta com a participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação e de profissionais da área de educação.
A coletânea é fruto do curso de extensão "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas", realizado em 2023 e 2024. A ação, que integra ensino, pesquisa e extensão, possibilitou a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e educadores das escolas do distrito de António Pereira, em Ouro Preto, enriquecendo tanto as práticas pedagógicas quanto as experiências formativas dos envolvidos.
CAPÍTULOS - O livro é dividido em quatro capítulos:
1- Construção da escola acolhedora: criando espaços educadores de paz e mediação de conflitos
Autores: Rosângela Minardi Mitre Cotta (professora de saúde coletiva da UFV), Emily de Souza Ferreira, Érica Aparecida Coelho, Thainá Cristina Gonçalves de Aguiar (estudantes de graduação da UFOP e UFV) e Aisllan Assis (UFOP).
O capítulo relata a criação do curso de extensão "Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas", detalhando estratégias pedagógicas que conectam educadores, estudantes e famílias para a construção de um ambiente escolar acolhedor e pacífico.
2- Psicomotricidade e saúde mental: integrando corpo e mente para acolhimento e mediação de conflitos nas escolas
Autores: Siomara Aparecida da Silva (professora da Escola de Educação Física da UFOP) e Aisllan Assis (UFOP).
Os autores exploram como o uso da psicomotricidade nas práticas pedagógicas contribui para a saúde mental, promovendo a mediação de conflitos em contextos escolares.
3- Acolhimento e saúde mental nas escolas da comunidade atingida de Antônio Pereira, Ouro Preto – MG
Autores: Marcela Alves de Lima Santos, Adriana Maria de Figueiredo (professoras de saúde coletiva da Escola de Medicina da UFOP) e Aisllan Assis (UFOP).
O capítulo aborda os desafios e estratégias educacionais desenvolvidas em Antônio Pereira, destacando os impactos da mineração sobre a saúde mental de crianças e adolescentes e a necessidade de acolhimento dos atingidos e atingidas nas escolas e comunidade.
4- Enfrentando a violência e construindo a paz nas escolas e fora delas - Rodas de saúde mental nas escolas de Antônio Pereira, Ouro Preto – MG
Autores: Marta Maria Neves Corrêa (pedagoga e pesquisadora do curso de extensão Saúde mental nas Escolas e Fora Delas), Thales Silva Lopes (estudante de Artes Cênicas da UFOP) e Aisllan Assis (UFOP).
O texto reflete sobre as rodas de saúde mental implementadas no curso de extensão, promovendo espaços de diálogo para enfrentar a violência e construir uma convivência pacífica.
O livro pode ser baixado gratuitamente no site da
editora.