Criado por Ariane Neves em sex, 21/08/2020 - 16:18 | Editado por Patrícia Pereira há 4 anos.
O Painel Científico pela Amazônia (SPA), coordenado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN), discute soluções sustentáveis para a Amazônia por meio de uma avaliação científica do estado dos diversos ecossistemas da região, das causas e tendências de mudanças climáticas e de uso da terra.
A próxima reunião do Painel acontecerá on-line em 3 de setembro. Haverá um debate sobre as possibilidades de criação de uma bioeconomia baseada na biodiversidade e em conhecimentos indígenas.
PARTICIPAÇÃO DA UFOP - Em 2021, o painel lançará uma revisão científica com mais de 20 capítulos que conta com a participação dos professores do Departamento de Geologia da UFOP Gustavo Melo e Pedro Val. Os pesquisadores contribuem com o primeiro capítulo da publicação, intitulado "Geological history and geodiversity of Amazonia".
O capítulo vai delinear a evolução da Amazônia e como ela chegou ao que atualmente representa do ponto de vista geológico. "Isso é um dos passos mais importantes para entender como a Amazônia gerou a maior biodiversidade continental do planeta. Esse report vai relatar os principais desafios científicos, as fronteiras do conhecimento e o porquê de ser tão importante investir em obter esse conhecimento do ponto de vista estratégico para os países que compartilham a Amazônia, além da sua importância para o planeta", explica Pedro.
AMAZÔNIA - Abrangendo oito países e um território e abrigando mais de um décimo de todas as espécies do planeta, a Amazônia está ameaçada por desmatamento, incêndios, mineração, exploração de petróleo e gás, grandes barragens para geração hidrelétrica e invasões ilegais.