Dois professores do Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP foram classificados na lista de melhores pesquisadores na área de Ciências da Terra feita pelo Research.com. Ao todo, foram avaliados cerca de 7,6 mil cientistas desta área em todo o mundo.
Fernando Alckmin e Cristiano Lana ocupam, respectivamente, as posições 19 e 33, entre os 36 brasileiros da lista. Com exceção de um, todos os pesquisadores brasileiros atuam em instituições públicas, sendo 63,8% delas instituições federais.
Cristiano Lana é professor do curso de Engenharia Geológica e do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da UFOP. Ele atua nas áreas de evolução crustal de terrenos arqueanos e proterozóicos, petrologia ígnea metamórfica, desenvolvimento de materiais de referência para LA-ICP-MS, e datação U-Pb em minerais com alto Pbc.
Já Fernando Alckmin é professor emérito da UFOP e contribui como docente voluntário no Degeo, atuando essencialmente na pós-graduação. Ele tem pesquisado no campo das geociências, principalmente na área de Geologia Estrutural e Tectônica, e faz questão de destacar a importância da geologia: "é uma ciência histórica, de modo que estudamos tanto os sistemas atuais como os antigos, os quais se encontram parcialmente preservados nos continentes. Estes estudos contribuem tanto para o desvendar da história do nosso planeta quanto para a busca de bens minerais, dos quais depende a humanidade".
O professor Alckmin falou sobre a satisfação em estar presente na lista, pois sente que suas contribuições em termos de pesquisa têm sido úteis. Ele ressalta ainda o papel de destaque do Degeo no cenário nacional, "como se pode comprovar pelas avaliações às quais tem se submetido, dentre elas a da Capes (nível 6) e a da própria instituição que realizou a classificação dos pesquisadores (5º lugar entre as instituições brasileiras na área de Ciências da Terra)".
RANKING - A avaliação dos pesquisadores no ranking da Research.com é feita com base em dados de fontes como OpenAlex e CrossRef e leva em consideração a quantidade de publicações e citações, além do D-Index dos autores. Este último é uma medida indicativa que leva em conta publicações "influentes" dos cientistas, com base no número de citações.
O ranking de Ciências da Terra está apenas na sua segunda edição, mas o Research.com divulga listas de melhores cientistas do mundo em outras áreas do conhecimento desde 2014.