Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP têm artigo publicado em biblioteca de Nova Iorque

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Desenvolvido em conjunto pelo técnico da universidade Ricardo Luiz de Souza, pela pesquisadora Cíntia Rita Soares de Freitas, pelo professor Saul Delabrida, do Departamento de Computação (DECOM) da UFOP, e pelo pesquisador André Pimenta Freire, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), o artigo da pesquisa "Design Participativo em Tecnologia Assistiva" foi publicado pelo IHC: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems e está disponível na biblioteca da Association for Computing Machinery (ACM) de Nova York.
 
A pesquisa é pioneira no mundo e propõe permitir maior acessibilidade e inclusão a PcDs com mobilidade reduzida e limitações de motricidade fina dos membros superiores que utilizam cadeira de rodas e portam equipamentos fotográficos, como câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex).
 
Proporcionando maior mobilidade a partir de pequenos movimentos do usuário, o equipamento é vestível e pode ser utilizado em qualquer parte do corpo. O instrumento é capaz de ser fixado em estruturas fixas ou móveis. O dispositivo também conta com memória fotográfica, que permite reajustar as configurações da câmera para um padrão preestabelecido, podendo auxiliar também pessoas portadoras de Alzheimer e Mal de Parkinson. 
 
A iniciativa é celebrada por Cintia, que destaca sua importância. "O projeto torna a fotografia o meio de comunicação mais inclusivo. Ter um equipamento como esse no momento que estamos vivendo, de asserção da pessoa com deficiência na sociedade, mesmo que seja de forma bem lenta essa inserção, é muito importante porque vai estimular outras pessoas a fotografarem, a entrar em um curso de comunicação como o Jornalismo ou fazer por hobby mesmo. A nossa pesquisa é isso, tornar possível, inclusivo". 
 
O protótipo reúne diversas funcionalidades únicas e outras presentes separadamente em diferentes dispositivos de tecnologia assistiva já elaborados.  
 
O equipamento desenvolvido pelos participantes foi doado para a UFOP.
 
Confira o artigo completo. 

 

Veja também

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais

18 Março 2024

O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de...

Leia mais

18 Março 2024

O estudo HipertenSUS, da Escola de Nutrição (Enut), foi destacado como uma das experiências inovadoras na avaliação feita pelo Laboratório...

Leia mais