Ir para o conteúdo

Pesquisadores da UFOP têm artigo sobre Ivermectina publicado no New England Journal of Medicine

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Um estudo sobre a eficácia da Ivermectina para o tratamento de Covid-19, desenvolvido pelo professor Leonardo Cançado Monteiro Savassi e por estudantes de Medicina da UFOP, foi publicado no jornal internacional New England Journal of Medicine (NEJM), referência no campo da Medicina. A pesquisa continua sendo realizada pela Universidade, na UPA Dom Orione, em Ouro Preto.
 
Destacando a relevância da pesquisa e sua condução, o professor Leonardo, coordenador do projeto na UFOP, detalha o tratamento da doença com a Ivermectina. "O nosso estudo parece ser o mais bem conduzido até o momento, em relação ao uso da Ivermectina como tratamento precoce para Covid-19, sendo multicêntrico, randomizado, triplo-cego e controlado. Infelizmente, demonstrou que não há benefício no uso deste medicamento para a doença. O Together Trial já encontrou evidências para o uso de Fluvoxamina precocemente na redução de efeitos adversos, em outro braço do estudo, mas a Ivermectina não demonstrou qualquer benefício."
 
Até o momento, o estudo foi realizado com 1.358 pacientes. Metade dos voluntários foi medicada com Ivermectina, enquanto a outra metade recebeu placebo do medicamento. Durante a análise, não foram constatados efeitos significativos do uso do fármaco em desfechos secundários ou eventos adversos. Os autores da pesquisa ainda destacam que o tratamento com Ivermectina não resultou em menor incidência de internações médicas por progressão de Covid-19 ou de observação prolongada no pronto-socorro entre pacientes ambulatoriais com diagnóstico precoce da doença.
 
Together Trial
 
O estudo faz parte da Together Trial, uma parceria internacional entre diversas entidades comprometidas em prevenir a morte e melhorar os resultados de saúde de todas as pessoas afetadas pela Covid-19. 
 
A fase atual dos estudos acontece em colaboração entre pesquisadores da área da saúde do Brasil e do Canadá, que buscam encontrar tratamentos acessíveis e eficazes para a Covid-19, a partir de medicamentos existentes já utilizados para tratar outras condições de saúde. 
 
A pesquisa leva em consideração as diversas implicações para as pessoas que vivem em países de baixa e média renda. No Brasil, a Together Trail está presente em 22 localidades, onde os pacientes estão sendo tratados com uma variedade de novos agentes terapêuticos em potencial. O objetivo do estudo é aplicar terapias potenciais nos estágios iniciais da infecção, a fim de prevenir complicações mais graves ou morte pela Covid-19. 
 
Para mais informações sobre a iniciativa da Together Trial, acesse o link

 

Veja também

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais

13 Novembro 2024

A estudante do curso de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP Graziele de...

Leia mais