Ir para o conteúdo

Pesquisadores são contemplados com 35 bolsas de produtividade em pesquisa e de desenvolvimento tecnológico

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Um total de 35 pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto foi contemplado com bolsa de produtividade em pesquisa (PQ) e bolsa de desenvolvimento tecnológico (DT) pelo CNPq no edital de Bolsas de Produtividade. A lista preliminar foi divulgada na quinta (15). 
 
Os objetivos do edital são valorizar pesquisadores de destaque em sua área de conhecimento e selecionar projetos de pesquisa de qualidade visando ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação no país. 
 
Foram 6.037 bolsas aprovadas no total, sendo 1.009 novas bolsas (25%). A demanda aprovada por tipo de bolsa foi: 40% PQ (5.617 bolsas), 55% PQ-Sr (84 bolsas), 28% DT (336 bolsas). Dos novos bolsistas, 40% são mulheres (626 bolsas), acima do percentual global de 35%.
 
MULHERES NA CIÊNCIA - Na UFOP, vários novos docentes foram contemplados com as bolsas, em especial professoras, indicando a ampliação da pós-graduação na UFOP e o esforço dos pesquisadores no que diz respeito à formação de recursos humanos, gestão, liderança e produção científica e tecnológica. 
 
Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Paula Cristina Cardoso Mendonça, os docentes da UFOP foram contemplados com bolsas nas áreas de engenharias, ciências exatas e da terra, ciências humanas, letras e artes, ciências sociais aplicadas e ciências da vida, evidenciando que a Universidade tem se destacado no cenário nacional com pesquisas em diferentes áreas do saber. 
 
Paula assinala que o número de cotas para as bolsas PQ e DT ainda é insuficiente para acolher todas as propostas de pesquisadores que apresentaram mérito técnico e científico no edital. Ela parabeniza toda a comunidade pesquisadora da Universidade que se engajou no envio de projetos para o edital, muitos deles avaliadas com mérito, mas fora da quantidade de recursos disponíveis. 
 
BOLSAS PQ E DT - As bolsas PQ são concedidas aos pesquisadores como reconhecimento do trabalho desenvolvido, a fim de valorizar a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a contribuição para a área de pesquisa. As bolsas DT fazem uma distinção aos pesquisadores doutores por sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação. Eles devem ser titulados há pelo menos três anos, com histórico crescente de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e ter um projeto de pesquisa inovador.
 
Confira a lista preliminar dos contemplados. 

Veja também

21 Janeiro 2026

projetos_de_iniciacao_cientifica_-_destaque.png NPG Estão disponíveis os resultados preliminares dos projetos recomendados submetidos aos editais dos programas PIBIC/FAPEMIG/UFOP e PIVIC-1S/UFOP. Os pareceres...

Leia mais

20 Janeiro 2026

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o resultado da avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação...

Leia mais

9 Janeiro 2026

O estudante Dalyson dos Santos Oliveira participou do programa em um intercâmbio de 15 dias, no mês de dezembro, na...

Leia mais

18 Dezembro 2025

O trabalho "Instituições de Ensino Superior (IES) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Agroecologia e Promoção da Saúde...

Leia mais