O "
Handbook of Environmental Impact Assessment", em tradução livre "Manual de Avaliação de Impacto Ambiental", foi editado pelo professor Alberto Fonseca, do Departamento de Engenharia Ambiental (Deamb), e publicado pela editora Edward Elgar.
Lançada em 8 de setembro, a obra reúne textos de 49 autores, que por mais de dois anos trabalharam na produção e revisão da escrita. Apesar de a tradução para "handbook" se aproximar de "manual", em português, o professor Alberto explica que não se trata de um manual prático, mas de uma compilação de alto nível de conhecimento na área de avaliação de impacto ambiental, reunindo os melhores trabalhos produzidos no mundo sobre o tema.
O livro apresenta a revisão de mais de 50 anos de elaboração e implementação de políticas de impacto ambiental — criadas em 1969 nos Estados Unidos (EUA) e adotadas em todo o mundo — que norteiam as atividades de engenharia no que se refere a avaliação de impacto, sobretudo o ambiental. As normas buscam minimizar os danos ao meio ambiente por meio de ações como redução da poluição, prevenção de danos, gerenciamento de riscos e promoção do desenvolvimento sustentável.
O objetivo da publicação é, através de análise crítica das políticas ambientais, proporcionar aos profissionais e estudantes acesso a informação sobre as melhores práticas e orientações para a reforma de políticas ambientais. No handbook é possível encontrar aspectos práticos de avaliação de impacto ambiental, estudos de caso e soluções para diferentes problemas.
A publicação favorece o nome da UFOP no meio da comunidade científica, pois mostra o fortalecimento científico da Universidade e de seus docentes, além de contribuir para a avaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e para a aprovação em editais de financiamento.
Desde a escrita até a diagramação, planejamento de marketing e impressão, o projeto levou cerca de dois anos e meio para ser concluído e já se encontra disponível nas principais plataformas digitais de e-books, inclusive no
site da Editora.