skip to content

Professor da UFOP atua como editor de livro internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução da capa

eiahandbook.png

Reprodução da capa
O "Handbook of Environmental Impact Assessment", em tradução livre "Manual de Avaliação de Impacto Ambiental", foi editado pelo professor Alberto Fonseca, do Departamento de Engenharia Ambiental (Deamb), e publicado pela editora Edward Elgar.
 
Lançada em 8 de setembro, a obra reúne textos de 49 autores, que por mais de dois anos trabalharam na produção e revisão da escrita. Apesar de a tradução para "handbook" se aproximar de "manual", em português, o professor Alberto explica que não se trata de um manual prático, mas de uma compilação de alto nível de conhecimento na área de avaliação de impacto ambiental, reunindo os melhores trabalhos produzidos no mundo sobre o tema.
 
O livro apresenta a revisão de mais de 50 anos de elaboração e implementação de políticas de impacto ambiental — criadas em 1969 nos Estados Unidos (EUA) e adotadas em todo o mundo — que norteiam as atividades de engenharia no que se refere a avaliação de impacto, sobretudo o ambiental. As normas buscam minimizar os danos ao meio ambiente por meio de ações como redução da poluição, prevenção de danos, gerenciamento de riscos e promoção do desenvolvimento sustentável.
 
O objetivo da publicação é, através de análise crítica das políticas ambientais, proporcionar aos profissionais e estudantes acesso a informação sobre as melhores práticas e orientações para a reforma de políticas ambientais. No handbook é possível encontrar aspectos práticos de avaliação de impacto ambiental, estudos de caso e soluções para diferentes problemas. 
 
A publicação favorece o nome da UFOP no meio da comunidade científica, pois mostra o fortalecimento científico da Universidade e de seus docentes, além de contribuir para a avaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e para a aprovação em editais de financiamento. 
 
Desde a escrita até a diagramação, planejamento de marketing e impressão, o projeto levou cerca de dois anos e meio para ser concluído e já se encontra disponível nas principais plataformas digitais de e-books, inclusive no site da Editora.
 
 

Veja também

28 Setembro 2022

O grupo de pesquisa do Laboratório de Bioquímica Metabólica, coordenado pela professora do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) da UFOP...

Leia mais

22 Setembro 2022

Professores da UFOP, juntamente com pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia e Patologia Experimental do Centro de Biologia da Reprodução (CRB)...

Leia mais

16 Setembro 2022

O aluno do curso de Engenharia da Computação do Icea, Pedro Henrique Mendes Rodrigues, foi selecionado para participar do evento...

Leia mais

13 Setembro 2022

O professor do curso de Jornalismo da UFOP Evandro Medeiros, também associado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade...

Leia mais