O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha passa a colaborar diretamente com a equipe do Laboratório de Narrativas Audiovisuais (LANAv) e o projeto Minas é Cinema. A parceria é fruto de algumas ações desenvolvidas pelo professor na UFOP. As iniciativas são inseridas na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O convite para o docente integrar o grupo partiu da coordenadora do projeto, a professora Alessandra Souza Melett Brum, da UFJF.
O Laboratório de Narrativas Audiovisuais tem o objetivo a produção audiovisual e pesquisa ligada à história da arte cinematográfica e seus pioneiros em Minas Gerais e no Brasil. Minas é Cinema é um projeto do grupo de pesquisa CPCine: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual, constituído por professores e pesquisadores discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal Fluminense e com a entrada do professor Adriano Medeiros, a Universidade Federal de Ouro Preto.
O projeto foi iniciado na Zona da Mata Mineira e procura compreender a atividade cinematográfica em Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Um dos primeiros resultados da pesquisa realizada pelo grupo foi
o livro Cinema em Juiz de Fora, publicado pela editora UFJF e lançado na II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em 2018.
O livro foi organizado por Alessandra Brum, Luís Alberto Rocha Melo e Sérgio Puccini e contou com um capítulo escrito por Adriano Medeiros, retratando o trabalho pioneiro do cineasta e exibidor João Gonçalves Carriço e sua Carriço Film.
Um novo passo da pesquisa de Adriano Medeiros dentro do grupo será apresentado durante o XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, que acontece de 20 a 24 de maio, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
Confira a programação.