Ir para o conteúdo

Professor da UFOP integra equipe do Minas é Cinema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Equipe do audiovisual da UFOP sentada em um campo com seus equipamentos.
O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha passa a colaborar diretamente com a equipe do Laboratório de Narrativas Audiovisuais (LANAv) e o projeto Minas é Cinema. A parceria é fruto de algumas ações desenvolvidas pelo professor na UFOP. As iniciativas são inseridas na linha de pesquisa Cinema e Audiovisual do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O convite para o docente integrar o grupo partiu da coordenadora do projeto, a professora Alessandra Souza Melett Brum, da UFJF.
 
O Laboratório de Narrativas Audiovisuais tem o objetivo a produção audiovisual e  pesquisa ligada à história da arte cinematográfica e seus pioneiros em Minas Gerais e no Brasil. Minas é Cinema é um projeto do grupo de pesquisa CPCine: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual, constituído por professores e pesquisadores discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal Fluminense e com a entrada do professor Adriano Medeiros, a Universidade Federal de Ouro Preto.
 
O projeto foi iniciado na Zona da Mata Mineira e procura compreender a atividade cinematográfica em Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Um dos primeiros resultados da pesquisa realizada pelo grupo foi o livro Cinema em Juiz de Fora, publicado pela editora UFJF e lançado na II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em 2018.
 
O livro foi organizado por Alessandra Brum, Luís Alberto Rocha Melo e Sérgio Puccini e contou com um capítulo escrito por Adriano Medeiros, retratando o trabalho pioneiro do cineasta e exibidor João Gonçalves Carriço e sua Carriço Film.
 
Um novo passo da pesquisa de Adriano Medeiros dentro do grupo será apresentado durante o XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais, que acontece de 20 a 24 de maio, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Confira a programação.

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais