Criado por Kaio Veloso em seg, 23/05/2022 - 08:54 | Editado por Patrícia Pereira há 2 anos.
Desenvolvido em parceria com pesquisadores de universidades da China, Malásia, Paquistão e Polônia, o trabalho é assinado pelo professor Diogo Ferraz, do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPEA) do Departamento de Economia (Deeco) da UFOP.
O artigo "Effects of Inbound Tourism on the Ecological Footprint: an application of an innovative dynamic panel threshold model" foi publicado pelo periódico Frontiers of Environmental Science. Na pesquisa, os autores utilizaram uma técnica inovadora para examinar a relação entre o turismo receptivo e a pegada ecológica, método que foi aplicado aos 10 destinos mais populares entre 1995 e 2021.
O estudo revela que os efeitos benéficos do turismo para o meio ambiente têm um certo limite, explica Diogo. Ao ultrapassar esse ponto, o turismo passa a causar danos ambientais. Além disso, foi mostrado que a pegada ecológica é beneficiada pelo crescimento econômico e pelo investimento em infraestrutura e energia, mas é afetada negativamente pela disponibilidade de água. Os resultados, portanto, carregam implicações importantes para a gestão de políticas voltadas à área.