Ir para o conteúdo

Professora da UFOP lança coletânea de artigos que abordam a mitigação de danos por hidrelétrica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Vanessa Oliveira
Com: 
Vanessa Oliveira
A professora Yasmine Antonini, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da UFOP, compõe o grupo de dez pesquisadores que lançaram, nesta quarta (20), o livro "Estratégias para acelerar a sucessão ecológica em áreas degradadas no entorno da UHE Emborcação: serviços ecológicos em favor da restauração ambiental". O lançamento aconteceu no prédio do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb). A produção é fruto da parceria entre o projeto Fênix-Emborcação e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
 
O livro reúne trabalhos científicos de mais de 28 pesquisadores — mestrandos, doutorandos e orientadores da UFOP, UNB, UFMG, UFU, Ufla e Ufopa — desenvolvidos na tentativa de mitigar os danos antrópicos na área da Usina Hidroelétrica (UHE) de Emborcação, localizada em Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. 
 
A UHE de Emborcação foi construída no final da década de 70 e colocada em funcionamento em 1982. Os danos causados pela obra e pelo represamento da água na fauna e flora da região são observáveis até hoje, quarenta anos após a construção da usina. Segundo Yasmine, o termo "fênix", utilizado como nome do projeto, faz referência ao tamanho do estrago encontrado na área: "íamos propor estratégias para restaurar a área tal como uma fênix renasce das cinzas." 
 
A proposta surgiu com a divulgação de um edital da Cemig que procurava mapear as melhores técnicas para restauração de áreas degradadas por UHEs. A equipe da UFOP foi a selecionada para tomar a frente do projeto. 
 
De início, as técnicas foram implantadas em pequenas áreas, denominadas de ilhas de sucessão, para que os pesquisadores conhecessem os efeitos práticos de cada abordagem. A analista ambiental da Cemig, Carolina Farah Ziade, conta que os resultados observados serão de grande valia para a restauração das áreas degradadas: "Com as metodologias que deram certo poderemos expandir o projeto de recuperação para a área toda". 
 

final_.jpg

Vanessa Oliveira
Yasmine Antonini, Thaise de Oliveira e Caroline Farahziade (da esquerda pra direita)
 
Além do livro, muito do valor do projeto se encontra em um manual, previsto para ser lançado em agosto, que apresentará um passo a passo das etapas necessárias para a recuperação de áreas degradadas por UHEs.

Veja também

15 Julho 2024

O Apicrim é um grupo formado por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da UFOP com...

Leia mais

12 Julho 2024

A técnica administrativa Luana Viana é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro "Jornalismo narrativo em podcast: imersividade, dramaturgia...

Leia mais

12 Julho 2024

Caio Chaves, mestrando do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), recebeu o prêmio de melhor trabalho no 29th IEEE Symposium on...

Leia mais

10 Julho 2024

O dossiê publicado em maio deste ano pela revista Ephemera tem como tema o teatro documentário e sua retomada nas...

Leia mais