Ir para o conteúdo

Professora da UFOP lança o livro sobre o perfil no jornalismo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Capa do livro

A professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Marta Maia lançou o livro "Perfis no jornalismo: narrativas em composição". A obra faz parte da série "Novas Diretrizes", da Editora Insular, que publica livros para o ensino de jornalismo. 

Marta conta que a obra surgiu como resultado de inquietações durante o processo de ensino. Além da experiência em sala de aula com a orientação da escrita de perfis no curso de Jornalismo da UFOP, ela também realizou diversas pesquisas em jornais, revistas e livros de jornalismo, além da pesquisa específica sobre a temática durante o pós-doutoramento em Comunicação na UFMG. Como resultado, observou que os veículos estudados reservavam um grande espaço em suas páginas para essa narrativa. 

A professora observa que nunca se falou tanto "das pessoas e seus hábitos, suas vontades, costumes e condutas, ou seja, sobre a importância do sujeito na vida social". Marta acrescenta que esse sujeito, que parece ocupar todos os espaços possíveis, em especial os das redes sociais, precisa ser visto, precisa ser 'curtido', precisa estar em evidência o maior tempo possível. "São inúmeros os programas de TV, rádio e internet, além de colunas e matérias nos meios impressos que relatam narrativas de vida, que conduzem os receptores para uma visita quase íntima, digamos assim, ao ambiente privado dessas pessoas, espaço antes destinado às pessoas mais próximas", analisa. 

Os quatro capítulos tratam das narrativas do eu na atualidade, passando pelo gesto do selfie, pela alteridade, pelas biografias e a potência dos testemunhos até chegar ao jornalismo. Após algumas considerações finais e considerando a importância de aliar a teoria à prática profissional, o livro apresenta quatro perfis e dois obituários autorais: perfis de Cremilda Medina, João Moreira Salles, Maria de Lourdes da Costa (costureira) e Lourenço Diaféria, e obituários de Audálio Dantas e Paulo Labutti.

A série "Novas Diretrizes" é coordenada pelo jornalista, professor da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS/UFSC) Samuel Lima. Conta também com um conselho formado por pesquisadores do Brasil e de outros países, como Argentina e Portugal. Adriana Amado, da Universidad Argentina de la Empresa, José Carlos Camponez, da Universidade de Coimbra, Liziane Guazina, da Universidade de Brasília, e Marta Maia, da UFOP, são alguns desses nomes.

Para adquirir o livro, acesse o site da Editora. 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais