A 23ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e o 10º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), realizados em Fortaleza, no Ceará, entre 17 e 22 de setembro, contaram com a participação da professora da Escola de Educação Física (EEF) Denise Falcão, que integrou a mesa-redonda "Políticas Públicas de Esporte e o Lazer no Governo Lula: Vamos juntos pelo Brasil!".
A mesa analisou os caminhos, possibilidades e barreiras para a efetivação de políticas públicas para o lazer e o esporte na atual conjuntura política do país. Também participaram da discussão a diretora de Esporte Educacional e representante do Ministério do Esporte, Cassia Damiani; a presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp), Giselle Helena Tavares; e o coordenador geral dos Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer (Rede Cedes-Bahia), César Leiro. A mediação foi feita pela professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) Silvana Martins de Araújo.
Denise Falcão é a atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (Anpel) e também apresentou no evento o trabalho "Lazer como ação provocadora, é possível?”, além de moderar discussões sobre lazer e espaço urbano. A docente entende o lazer como função fundamental na vida dos cidadãos. "Focar no lazer como um direito social é perspectivar que políticas públicas possam garantir o acesso universal, ou seja: as políticas públicas devem garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua idade, gênero, raça ou condição socioeconômica, tenham acesso igualitário a oportunidades de lazer", afirma.