Ir para o conteúdo

Professores da UFOP lançam livro por editora britânica sobre a era das redes sociais e dos celulares

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O livro "Updatism: understanding time and history, a theory for the 21st century" foi escrito pelos professores do Departamento de História (Dehis) da UFOP Matheus Henrique de Faria Pereira e Valdei Lopes de Araújo e lançado pela editora britânica Bloomsbury. A obra é uma versão expandida do trabalho anteriormente publicado em português pela editora MilFontes com o título "Atualismo 1.0 - como a ideia de atualização mudou o século XXI".
 
O livro analisa a disseminação da ideologia da atualização (atualismo) e a ansiedade gerada por essa insistência na atualização constante das pessoas e das coisas, sob o risco de serem consideradas ultrapassadas. Os autores descrevem como essa ideologia se reflete nos comportamentos das pessoas nas redes sociais, combinando a pressão por estar sempre visível com a sensação de solidão.
 
Além de apresentar análises de autores que nos últimos 50 anos buscaram descrever as transformações pelas quais passaram a sociedade ocidental, o livro também examina o século XIX europeu e chega à contemporaneidade, ao analisar episódios da série "Black Mirror" da Netflix, bem como os discursos em torno do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e da pandemia de covid-19.
 
Os autores exploram ainda uma constatação surpreendente: o surgimento recente da utilização da palavra "atualização" em diferentes línguas ocidentais, a partir de meados da década de 1960. A partir dessa observação, questionam os significados políticos, sociais e culturais da introdução do termo e do conceito no vocabulário das sociedades contemporâneas.
 
Usando uma abordagem metodológica inovadora, o trabalho possibilitou o mapeamento da frequência de uso da palavra em várias línguas, bem como a descrição das formas de utilização do conceito de "atualização" em diferentes dimensões da vida cultural, como cinema, jornalismo, historiografia e até mesmo séries de TV. A partir disso, Matheus e Valdei concluem que estamos experimentando uma dinâmica temporal caracterizada pelo que eles denominam "atualismo" (updatism).
 
A edição em inglês inclui um capítulo inédito, no qual os autores discutem o impacto da pandemia de covid-19 no fenômeno que caracterizam como atualismo. Os autores argumentam que o ambiente de comunicação resultante da democratização da internet criou as condições para a pandemia de desinformação e fake news que a sociedade passou a vivenciar paralelamente à pandemia da covid-19.
 
O professor Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Princeton, definiu o livro como "um estudo engenhoso sobre nossa relação com o tempo, com nosso próprio tempo".
 
Para saber mais sobre a publicação, acesse a página da editora.  
 
Para adquirir a edição brasileira, acesse

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais