Os professores do Departamento de Física da UFOP Hermano Velten e Júnior Diniz Toniato, em colaboração com o professor Júlio Fabris, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), lançaram o livro Gravitação, pela editora Livraria da Física. O texto discute de forma didática aspectos técnicos e conceituais que perpassam pelo entendimento científico da gravitação, abordando o tema desde a era de Aristóteles até os estudos mais contemporâneos.
Segundo Júnior Diniz, a ideia de fazer o livro surgiu a partir dos artigos publicados na revista acadêmica Cadernos da Astronomia. "Nós três somos editores da revista e assinamos artigos que revisam a história das teorias gravitacionais. Nossa ideia inicial era transformá-los no livro. Porém, durante o processo de criação, percebemos que podíamos produzir um material que fosse além da revisão histórica e servisse de guia para qualquer estudante que quisesse iniciar trabalhos nas áreas de gravitação, astronomia e cosmologia", explica.
Júnior conta que o objetivo é que esse livro possa ser referência para estudantes de iniciação científica e início de pós-graduação, já que no Brasil não há uma extensa literatura focada no entendimento da gravitação. "Esperamos que o livro Gravitação contribua para a formação dos cientistas do nosso país. É um trabalho de pouco mais de um ano, mas que possui décadas de estudos e produção de conhecimento dos autores", afirma Júlio, que ainda destaca o avanço da área nos últimos anos, incluindo descobertas importantes, como a primeira imagem de um buraco negro e a detecção das ondas gravitacionais, além do fato de que três dos últimos quatro Nobéis de Física foram direcionados a essas áreas.
O livro pode ser adquirido no
site da Livraria da Física. Professores têm 40% de desconto.
GRAVITAÇÃO: O livro Gravitação aborda a evolução da nossa compreensão dessa interação fundamental da natureza desde os seus primórdios até as discussões mais recentes que tentam generalizar a teoria da relatividade geral. Os principais resultados que surgem tanto no contexto newtoniano quanto no contexto relativista são discutidos em detalhes, assim como as direções que a pesquisa contemporânea em gravitação tem seguido.