Ir para o conteúdo

Professores do curso de Música publicam artigos na Revista Barroco Digital

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Retrato de Rufo Herrera, pelo pintor Carlos Bracher
Professores do Departamento de Música (Demus) da UFOP, Edilson Lima e Guilherme Paoliello publicaram artigos na Revista Barroco, com temáticas que aprofundam e tensionam o pensamento crítico no campo da música e sobre personalidades que são importantes para o Departamento. 
 
O artigo "Ethos-Pathos-Stimmung: para além do formalismo retórico", do professor Edilson Lima, discute as relações entre música e linguagem a partir do conceito renascentista de "música poética". O trabalho traz um aprofundamento em questões relativas à linguagem a fim de superar noções por vezes formalistas dos aspectos retóricos e discursivos da música. Acesse o artigo.
 
No artigo "Música e Reminiscência: notas para um concerto em homenagem a Rufo Herrera, o professor Guilherme Paoliello, com a colaboração do músico Francisco Cesar Leandro Araújo, comenta o concerto realizado na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte em homenagem aos 89 anos do compositor Rufo Herrera, que foi professor dos departamentos de Música e de Artes Cênicas e tem o título de Doutor honoris causa concedido pela UFOP. Acesse o artigo.
 
Revista Barroco - É uma publicação de História da Arte Brasileira fundada em 1969 pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, estudioso do tema e seu principal organizador. Conta, desde 2001, com a direção da historiadora da arte Cristina Ávila, que impulsionou o diálogo entre o barroco e o neobarroco. A partir de 2021 a revista foi reformulada para novo formato, online, passando a ser veiculada como Revista Barroco Digital.

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais