Ir para o conteúdo

Projeto "Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada" tem balanço positivo após um mês

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
O primeiro mês de atuação do Projeto Navegação Ampliada para Vigilância Intensiva e Otimizada (Navio) nas comunidades ribeirinhas mostrou resultados positivos. Foram mais de 400 atendimentos médicos e odontológicos feitos na primeira expedição, que seguiu em direção ao Tramo Sul do Rio Paraguai, com paradas nas comunidades de Porto Murtinho, Forte Coimbra, Porto Esperança, Porto Morrinho e Porto Manga. O projeto oferece suporte na ampliação da assistência à saude já prestada pela Marinha do Brasil aos Ribeirinhos, além de contribuir com as Secretárias Estaduais de Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso na detecção de patógenos nestas comunidades.
 
A UFOP participa como colaboradora do projeto, sendo representada até o momento pelo professor Alexandre Reis, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP, pelo professor Sérvio Pontes Ribeiro, também do Nupeb, e pelos estudantes de pós-graduação Amanda Ferreira, Alex Chavier e Rafaela Moreira.
 
O Laboratório de Parasitologia do projeto realizou 111 exames parasitológicos de fezes (EPFs), empregando três métodos de diagnóstico para cada paciente. Das amostras analisadas, 80,2% testaram positivo para parasitos (protozoários ou helmintos) patogênicos causadores de infecções intestinais. A análise vai possibilitar o planejamento de ações de tratamento a curto, médio e longo prazo para melhorar a qualidade de vida dessas populações, incluindo a questão do acesso a água potável e a construção de fossas sépticas.
 
O professor Alexandre Reis e a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Cbiol), Amanda Ferreira, são os responsáveis por esse diagnóstico parasitológico laboratorial. "Nós estamos fazendo o levantamento de doenças parasitárias intestinais, empregando três métodos de EPFs, com o objetivo de verificar a prevalência de infecções parasitárias intestinais de veiculação hídrica, denominadas de Doenças de Determinação Social (DDS) de veiculação hídrica", afirmou o professor.
 
As atividades têm sido realizadas em três navios da Marinha do Brasil: o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) "Tenente Maximiano", o Navio de Apoio Logístico Fluvial (NApLogFlu) "Potengi" e o Navio-Transporte Fluvial "Paraguassu", sob a responsabilidade dos comandantes Igor Cobellas, Thiago Moret e Jackson Silva, respectivamente.
 
A ampliação das ações de vigilância e assistência é a principal proposta do programa. Até o momento, foram ampliadas as ações de testagem rápida para sífilis, HIV, hepatites, hanseníase, malária, leishmaniose visceral e doença de Chagas; sorologia e biologia molecular para dengue, chikungunya, zika, febre amarela, febre do Nilo; diagnóstico parasitológico por microscopia para malária, doença de Chagas; exames parasitológicos de fezes; identificação de fungos por microscopia em biópsias de pele; vigilância entomológica, animal e ambiental com captura e identificação de insetos transmissores de doenças; avaliação da sanidade de animais domésticos e silvestres; e análise da qualidade da água dos rios utilizada para consumo.
 
Em relação à assistência em saúde, a primeira expedição identificou demandas da população que estarão sendo supridas nas próximas viagens com inclusão de profissionais especializados. Dentre as demandas foi apontada a necessidade de ampliar as ações relacionadas à saúde da mulher, fornecendo futuramente autocuidado para prevenção do câncer de mama e colo de útero; oftalmologia com avaliação de doenças de visão e suporte para produção de óculos; saúde mental com psiquiatra disponível para consultas; pequenas cirurgias; farmácia clínica etc.
 
Seguindo o planejamento, o projeto inicia expedição para o Tramo Norte em fevereiro de 2024, para atender 12 comunidades ribeirinhas entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

 

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais