Ir para o conteúdo

Referência em pesquisa, Nupeb completa 25 anos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Elis Cristina - Estagiária

Criado em maio de 1994, o Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tem como função coordenar pesquisas e manter programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Atualmente, abriga o programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCBIOL), criado em 1994 e o programa de pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) criado em 2008, conceitos cinco e quatro, respectivamente, avaliados pela Capes. 

Nos programas, já foram defendidas 383 dissertações de mestrado, (298 no PPGCbiol e 85 no PPGBiotec), além de 102 teses de doutorado (85 PPGCBiol  e 17 PPGBiotec).

33333.jpg

Tuila Dias

Até meados de 1980, a atividade de pesquisa e pós-graduação na área das ciências biológicas era dependente da ação individual de alguns professores. De acordo com a coordenadora do Nupeb e professora do Departamento de Análises Clinicas da Escola de Farmácia, Cláudia Martins Carneiro, as principais razões estavam relacionadas ao reduzido número de professores com doutorado e vocação voltados a pesquisa, distribuídos em diferentes unidades acadêmicas e departamentos da UFOP. Além da inexistência de infraestrutura adequada para a pesquisa.
 

Ao longo dos anos, o Núcleo foi se organizando a partir de ações institucionais, como a contratação de novos professores e o início de uma política de capacitação docente mais efetiva e com a elaboração e execução de grandes projetos institucionais que tinham como característica principal o envolvimento de professores de diferentes departamentos da área das ciências biológicas da UFOP.

Assim, a partir de iniciativas conjuntas dos professores do Departamento de Ciências Biológicas, Washington  Luiz Tafuri, Magno Dias, Neuza Maria de Magalhães e Elio Babá, juntamente com a professora Marta de Lana do Departamento de Análises Clínicas e com os professores Ieso de Miranda Castro e Rogelio Lopes Brandão do Departamento de Farmácia da Escola de Farmácia, foi criado o NUPEB, um núcleo que torna possível que professores  do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb), da Escola de Farmácia (Efar), da Escola de Medicina (Emed) e da Escola de Nutrição (Enut) trabalhem conjuntamente em projetos de pesquisa e nos programas de pós-graduação.

AÇÕES INSTITUCIONAIS – Com o fortalecimento do grupo de professores, as principais metas do Nupeb é formação e aperfeiçoamento de recursos humanos nas ciências biológicas e da saúde da Universidade, sempre promovendo a integração de professores dos diversos departamentos para o desenvolvimento de projetos interativos, além da criação de uma infraestrutura física para a implantação dos diversos laboratórios de pesquisa e aquisição de equipamentos básicos necessários para o desenvolvimento dos projetos. Conforme Cláudia, na época da criação do núcleo não havia área física e as pesquisas eram realizadas em espaços existentes nos departamentos dos seus associados, uma realidade que foi sendo transformada, culminando com a construção do prédio próprio, ocupado desde 2015.

Duas ações concretas propiciaram a consolidação da criação do Nupeb. A primeira foi a aprovação, junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de um projeto institucional de pesquisa com três grandes linhas de pesquisa: História natural da Doença de Chagas no modelo cãoPatogênese da Leishmaniose visceral no cão: estudos clínicos, parasitológicos, imunológicos e anatomopatológicos e Isolamento, purificação e caracterização de lectinas de extratos de leguminosas da região de Ouro Preto.  A outra ação, igualmente importante, foi a aprovação do projeto de criação do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Católica de Leuven na Bélgica que propiciou a aquisição de equipamentos e facilidades até hoje em funcionamento no Nupeb.

Em 2005, o grupo de professores pleiteou junto a administração superior a construção da sua sede e em consequência da aprovação de um projeto CTInfra pela Finep o prédio do Nupeb foi inaugurado em 2015, homenageando um dos seus fundadores, o professor Washington Luiz Tafuri. No novo espaço, foram criados os laboratórios multiusuários de microscopia, citometria, proteômica, bioinformática e genômica com equipamentos adquiridos em editais da Finep e Capes.  Além dos laboratórios de Doença de Chagas, imunopatologia, imunoparasitologia e de biologia celular e molecular instalados na sede. O Núcleo conta com inúmeros laboratórios de professores vinculados aos programas de pós-graduação CBIOL e Biotec, localizados no Iceb, na Escola de Educação Física, de Farmácia, de Nutrição e de Medicina, contribuindo de maneira significativa para o aumento do arsenal de equipamentos disponíveis aos filiados ao Núcleo.

Para Cláudia Carneiro, um dos feitos mais relevantes foi a criação desses laboratórios multiusuários, que atendem não só aos programas de pós-graduação vinculados ao Nupeb mas também outras unidades da comunidade ufopiana, bem como de outras Instituições parceiras localizadas principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A professora acrescenta que o Núcleo contribuiu com a UFOP de forma positiva e significativa ao longo dos últimos 25 anos, desenvolvendo centenas de trabalho nas áreas das ciências biológicas e da saúde, tornando-se um importante ambiente fomentador de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da Universidade.

Veja também

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) recebe inscrições de projetos para os respectivos editais de iniciação cientifica (IC):...

Leia mais

19 Março 2024

A professora do Departamento de Educação e Tecnologias (Deete) Márcia Ambrósio está lançando a obra "Reverso da avaliação, analisando os...

Leia mais

19 Março 2024

Os professores Leandro Vinícius Alves Gurgel e Laurent Frédéric Gil realizam há mais de 20 anos uma pesquisa sobre a...

Leia mais