Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Revista Ephemera abre chamadas para dossiês sobre poéticas negras e o riso coletivo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
A partir de uma pluralidade de olhares em direção às raízes, desdobramentos e potencialidades dos agrupamentos cênicos que surgiram na efervescência contracultural dos anos 1960 e 1970, a Ephemera, revista científica editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP, publicou seu 14º dossiê: "O Teatro de Grupo ontem e hoje: atos e potências de transformação da arte e da sociedade". Esta edição, organizada por Ricardo Gomes (UFOP), Priscilla Duarte (UFMG) e Lidia Olinto (Unicamp), é composta por textos inéditos com traduções, incluindo trabalhos instigantes relacionados ao tema do dossiê, e artigos livres, publicados somente em português.
 
Apesar da diversidade de temas e abordagens presentes nos artigos selecionados, há um referencial coletivo, chamado pelos organizadores de "espírito de Teatro de Grupo", que remete à luta contra a "máquina do mundo, que tritura os sonhos, transformando-os em mercadoria", fundamentado em uma visão subversiva da arte. Por meio de estudos de caso, entrevistas e pesquisas históricas, o editorial busca responder perguntas como "O que o Teatro de Grupo tem a nos dizer? Essa ainda pode ser uma forma efetiva para atuar contra a máquina do mundo na contemporaneidade?". Para ler a edição completa, acesse o site da revista.
 
Para ler a edição completa, acesse o site da revista.

 

SUBMISSÕES - A Ephemera abriu chamadas para mais dois dossiês: "Poéticas Negras e Periféricas no Contexto da América Latina: Performatividades, Dramaturgias e Pedagogias Contracoloniais", coordenado por Nina Caetano (UFOP), Altemar Di Monteiro (UFMG), Mallu Caetano (UFOP) e Anderson Feliciano (PUC Minas), e "Corpo Coletivo do Riso", sob a supervisão de Rita Gusmão (UFMG), Mariana Azevedo (UFOP) e Marcelo Cordeiro (UFMG).

O primeiro dossiê tem como propósito reunir investigações e experimentações que explorem as negruras e negritudes no campo das artes cênicas e performativas, em sua interseção com pedagogias e dramaturgias contracoloniais. Os autores podem basear seus textos em 16 eixos temáticos, abrangendo questões como performatividades, dramaturgias, pedagogias cênicas, escrevivências e outras especificidades. Para esse dossiê serão aceitos, até o dia 15 de julho próximo, textos em português, inglês e espanhol. Veja a proposta completa.

A edição de "Corpo Coletivo do Riso", por sua vez, pretende estimular a reflexão sobre os desdobramentos políticos e performáticos da arte do riso e da palhaçaria nas estruturas sociais atuais. As noções de corpo, política, coletividade e riso serão articuladas como instrumentos potenciais para gerar diálogo, possibilidades e tensionamentos sobre a estrutura atual da sociedade. Para esse dossiê, serão aceitos textos em português, inglês e espanhol, com prazo para submissão até 30 de junho. Saiba mais sobre essa proposta.

Veja também

6 Agosto 2025

O mestrando da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Igor Carvalho realiza a pesquisa intitulada “MIRTI: Um modelo metodológico para...

Leia mais

5 Agosto 2025

A Comissão Interna de Biossegurança da UFOP (CIBio), parceira institucional da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), recomenda à comunidade acadêmica...

Leia mais

1 Agosto 2025

Orientado pelos professores Carlos Henrique G. Ferreira e Helen de Cássia Sousa da Costa Lima, ambos do Departamento de Computação...

Leia mais

28 Julho 2025

Está aberto o período para submissão de trabalhos da 6ª edição do Sustentare WIPIS. O evento é gratuito e no...

Leia mais
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.