O dossiê publicado em maio deste ano pela revista Ephemera tem como tema o teatro documentário e sua retomada nas últimas duas décadas, abordando a diferença das experiências anteriores e das práticas mais recentes, que envolvem experimentações mais ousadas no ramo audiovisual, a presença de não atores e uma aproximação com os teatros do real.
Ephemera é uma revista científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e hospedada no Portal de Periódicos da Instituição. Criada em dezembro de 2018, difunde conhecimento artístico e científico por meio de diferentes tipos de linguagens artísticas em suas múltiplas abordagens e, sobretudo, em seu enfoque interdisciplinar com as humanidades.
Focada na divulgação de pesquisas acadêmicas e reflexões críticas que buscam potencializar o desenvolvimento das Artes Cênicas, a revista é disponibilizada de forma gratuita, exclusivamente pelo site, onde são publicados ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e artísticas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes da área.
CHAMADA PARA ARTIGOS - A revista Ephemera abre chamada para artigos para o novo dossiê: "O Teatro de Grupo ontem e hoje: atos e potências de transformação da arte e da sociedade". As submissões devem ser realizadas até 1º de setembro.
O dossiê pretende levantar questões ligadas aos grupos teatrais que surgiram nos anos 1960-1970 por influência da contracultura. Esses grupos buscavam recriar as relações humanas em novas bases éticas, estéticas e políticas, enfrentando contradições que lhe eram inerentes. Nesse período, na América Latina e no Brasil, os grupos teatrais enfrentaram perseguições violentas de governos autoritários e, atualmente, a maioria deles não existe mais. Os que persistem, têm suas próprias designações e formas de organização. O objetivo é explorar o legado e relevância desses grupos, tanto histórica quanto contemporânea, como agentes de transformação artística e social.
Acesse a edição completa do dossiê "Teatro Documentário".
Para mais informações sobre o dossiê "O Teatro de Grupo ontem e hoje: atos e potências de transformação da arte e da sociedade"
acesse o site.
Acompanhe a revista Ephemera também pelo
Instagram.